Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

A voz de Deus segundo Google

Paulo Vieira de Castro
Paulo Vieira de Castrohttp://www.paulovieiradecastro.pt
Autor na área do bem-estar nos negócios, práticas educativas e terapêuticas. Diretor do departamento de bem-estar nas organizações do I-ACT - Institute of Applied Consciousness Technologies (USA).

A voz de Deus segundo Google
O que diz o povo? Faz sentido ouvi-lo nas praças, nos autocarros,… Assim me delicio há anos pensando tornar-me mais próximo daqueles que  como eu fazem a humanidade. Uns vão para a direita, outros para mais ao lado, outros ficam no Arieiro, outros na Montevideu,  e por aí vão… E eu com eles.

Vox populi: a voz do povo é a voz de deus

Mas, um dia ouvi dizer   “a voz do povo é a voz de deus” e voltei à “casa da partida”. Pensei, pensei, concluindo que, pela lógica humana, o povo abandonou deus porque a voz do povo é agora representada pela Google. Como assim ?

Todos os anos a Google faz um ranking em pesquisas. E, desse modo, nos vamos conhecendo. As  tendências do que aí vem, as surpresas e as confirmações. Assim poderemos conhecer o humanidade, ou a falta dela.

A incerteza da Europa, a insegurança do mundo, a fome, o desespero, a guerra, o desamor, a depressão, os atentados, a desigualdade, a  injustiça, o orgulho de ser gente. Estes serão temas de maior interesse e preocupação, pensei eu.

A vox do povo é a voz do Google…

A minha primeira inquietação foi ver o que ocorria em Portugal, isto no link “by region”. A palavra mais pesquisada em 2016 no Google, pelos portugueses, foi:  Adidas Superstar [1]. Sim, leu bem…  Juguei que estava a procurar no local errado, mas não.

Mais desanimado fiquei quando constatei que globalmente  as palavras mais gogladas  em 2016 foram Pokemon Go, iPhone 7 e Donald Trump…  Se pesquisarmos por interesse máximo (“by max searche interest”) [2] Trump está em primeiro lugar. Um disparate concluí. Afinal, este ranking que interesse pode ter?

Quando já estava de saída tive uma surpresa.  Portugal foi a 13ª palavra mais procurada. À nossa frente só esteve a França e a cidade de Orlando, esta pelas piores razões. Isto faz de nós a terceira terra mais procurada durante 2016 neste motor de busca[3]. E isso é um dado interessantíssimo.

Na categoria de ideias a palavra mais procurada globalmente foi Ramadão. Este é o mês do jejum ritual dos muçulmanos. Um dos 5 pilares do Islão. Para aqueles que defendem que a religião islâmica se está a instalar pacificamente no mundo este indicador  poderá ser representativo de algo.

Cristiano Ronaldo e Melania Trump suscitaram maior interesse que Fidel Castro e este mais que Madre Teresa. Ainda assim, Bud Spencer foi mais pesquisado que Pablo Escobar. E, este mais que Bob Dilan.

Assim vai o mundo. E, com ele o ser humano…

[1]  Year in Search 2016  “by region”

[2] Year in Search 2016  “by max searche interest”

[3] Fiquei na dúvida se Medal, não se referirá a uma cidade espanhola na Andalusia, Medalla. No ranking está referenciada como “thing”

Nota do Director

As opiniões expressas nos artigos de Opinião apenas vinculam os respectivos autores.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -