Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

X Encontro de Escritores Moçambicanos na Diáspora

Realizou-se nos dias 29 e 30 de Junho o X Encontro de Escritores Moçambicanos na Diáspora (EEMD) na sede da UCCLA em Lisboa, com a Curadoria de Delmar Maia Gonçalves.

No dia 29 de Junho foram entregues os Galardões de Valor e Prestígio ao edil da Cidade Moçambicana de Quelimane Professor Doutor Manuel Araújo, de Poeta e Escritora do ano 2017 a Gisela Ramos Rosa e de Artista Internacional do ano de 2017 ao Músico angolano Waldemar Bastos. Nas conferências de abertura estiveram Vítor Ramalho (Secretário-Geral da UCCLA), Enoque João (Presidente da Casa de Moçambique), João Micael (Presidente da Matriz Portuguesa e Academia do Protocolo) e Delmar Maia Gonçalves (Presidente do CEMD).

Foram também entregues os Diplomas de Membro Honorário do CEMD (Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora) a Manuel Araújo (Moçambique), Vítor Ramalho (Portugal),Waldemar Bastos (Angola), José Carlos Fernández (Espanha), João Couvaneiro (Portugal) e Celina Pereira (Cabo Verde).

Decorreram conferências com Ana Martinho, Ana Mateja Rozman (Eslovénia), Annabela Rita, João Couvaneiro, José Teixeira e Rodrigues Vaz.

Foi inaugurada a Mostra de Pintura de Isabel Nunes (3 poetas portuguesas, 3 poetas  moçambicanas).

No dia 30 de Junho, realizaram-se conferências com Joana Catarina Forte, Najwa Omar (Líbia), Fernanda Angius (Portugal), Jorge Viegas (Moçambique) e Renato Epifânio (Portugal), houve Conversas Literárias moderadas por Delmar Maia Gonçalves com os escritores Manuela Gonzaga (Portugal), Ana Cristina Silva (Portugal), Domingos Lobo (Portugal), Mário Máximo (Portugal), Rui Maurício (Portugal) e Lopito Feijóo (Angola).

Entregaram-se Galardões e respectivos Diplomas do Festival Internacional  Grito de Mulher 2017 de que o Presidente do CEMD Delmar Maia Gonçalves é Curador,  a Carmen Maciel (Investigação), Isabel Lourenço[1] (Direitos Humanos) e Isaley (Música e Moda).

O Presidente do CEMD fez  a entrega dos Diplomas de Membro Honorário do CEMD a Lopito Feijóo (Angola), Tony Tcheka (Guiné-Bissau), Olinda Beja (São Tomé e Príncipe), Didi Mestre (Moçambique), Carmen Maciel (Portugal) e Zeca Caliate Maguaia (Moçambique).

Houve momentos de Poesia com Elsa de Noronha (Moçambique), Antonieta Rosa Gomes (Guiné-Bissau), Mário Máximo (Portugal), Lourdes Peliz (Moçambique), Filipa Vera Jardim (Portugal), Vera Novo Fornelos (Portugal), Maria João Oliveira (Portugal), Ana Matias (Portugal), Teresa Xavier Coito (Moçambique) e dois momentos musicais com Fercy Nery (Brasil) e Isaley (Moçambique).

Foram apresentadas as Revistas “Nova Águia nº 19”, “Milandos da Diáspora 2017” e “Licungo – 6” e a Antologia “Zalala 2017”.

No final, Delmar Maia Gonçalves Presidente do CEMD e escritor, apresentou a tomada de posição pública dos X EEMD de condenação da actual situação na República da Guiné-Bissau de violação dos direitos humanos, censura e cerceamento da democracia e por outro lado de solidariedade com o povo irmão guineense e deu por encerrado os EEMD sublinhando o seu enorme sucesso.

[1] Colaboradora do Jornal Tornado: textos de Isabel Lourenço

Delmar Maia Gonçalves, Presidente do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora (CEMD)

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -