Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Agosto 19, 2022

Centro Histórico de Guimarães com novo sistema de recolha de lixo

guimaraesA partir de Dezembro, o sistema de recolha de resíduos no Centro Histórico de Guimarães vai passar a ser feito por uma viatura eléctrica, numa iniciativa pioneira da Câmara Municipal, da Vitrus Ambiente e da Resinorte. Desta forma, será também introduzido o sistema PAYT (pay-as-you-throw), em que apenas se paga o lixo que se produz.

Para isso ser possível, será disponibilizado um mini ecoponto por cada habitação para a separação do lixo reciclável e cada morador ou comerciante vai passar a utilizar sacos próprios para a deposição do lixo doméstico. Ou seja, quanto menos sacos utilizar, menos irá pagar.

Estes sacos são vendidos pela Vitrus Ambiente e têm uma capacidade de 30 litros para consumidores residenciais e de 50 litros para comerciantes. Podem ser comprados nas instalações da empresa ou directamente na viatura eléctrica que passará a fazer a recolha diária.

Até aqui, o cálculo da tarifa paga pelo lixo era indexado ao consumo de água, não existindo nenhuma compensação pela separação ou redução do lixo. Já com este novo sistema, os cidadãos são incentivados a reduzir, a reutilizar e a reciclar.

“O objectivo é aumentar o conforto e o bem-estar da sociedade vimaranense, vivendo em harmonia com a natureza. Quando queremos, conseguimos!”, afirmou Domingos Bragança, presidente da autarquia, durante a apresentação do projecto, no passado dia 21 de Novembro.

Este novo modelo resulta de projecto da vimaranense Dalila Sepúlveda, chefe de Divisão dos Serviços Urbanos da Câmara Municipal de Guimarães, que tinha já sido distinguida em 2014 com o Prémio “Obra Escrita Original Green Project Awards”, com a apresentação do conceito “Pay-As-You-Throw”. O sistema já está a ser aplicado em diversas cidades europeias, embora Guimarães seja o primeiro município nacional a aplicar.

A apresentação deste inovador modelo inseriu-se na programação da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos que Guimarães, que decorre até 29 de Novembro, no âmbito da iniciativa europeia “European Week for Waste Reduction”, que têm como objectivo a sensibilização, a consciencialização e a educação da população para a sustentabilidade ambiental.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -