Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Janeiro 18, 2022

Lula da Silva detido para interrogatório

lulasilva
O ex-presidente brasileiro, Lula da Silva, foi detido, na manhã desta Sexta-Feira, 4 de Março, pela Polícia Federal após buscas domiciliárias no âmbito da investigação Lava Jato. A operação, que começou há, precisamente, dois anos, investiga uma possível rede de corrupção e lavagem de dinheiro que teria no centro a petrolífera Petrobas e onde poderão estar envolvidos empresários e políticos brasileiros.

Segundo um comunicado divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo, Lula da Silva poderá ser “um dos principais beneficiários” deste esquema que está também a afectar a actual presidente Dilma Rousseff.

A casa de Lula da Silva, em São Bernardo do Campo, em São Paulo, bem como a do filho, Fábio Luís Lula da Silva, em Moema, na zona sul de São Paulo, foram dois do locais visados por esta 24ª e última fase da Operação Lava Jato, denominada “Aletheia”, numa referência à expressão grega “busca da verdade”.

O Instituto Lula, fundado após a sua saída da presidência do Brasil, e a Odebrecht foram outros dos locais visitados pelas autoridades brasileiras nesta Sexta-Feira. À semelhança de Lula da Silva, também o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, foi levado para prestar depoimento.

Ao todo, esta operação envolve cerca de 200 agentes da Polícia Federal e 30 auditores da Receita Federal que cumprem 44 mandatos judiciais, sendo 33 mandatos de busca e apreensão e 11 de condução coerciva no Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

In fraudem legis

Crise avança com Bolsonaro

Clube Bilderberg

Titãs cantam: “Comida”

- Publicidade -