Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Setembro 9, 2024

Marcelo Odebrecht decide fazer delação premiada

Christiane Brito, em São Paulo
Christiane Brito, em São Paulo
Jornalista, escritora e eterna militante pelos direitos humanos; criou a “Biografia do Idoso” contra o ageísmo.  É adepta do Hip-Hop (Rap) como legítima e uma das mais belas expressões culturais da resistência dos povos.

marcelo_odebrecht
A  26ª fase da Lava-Jato, batizada de Xepa, foi deflagrada nesta terça-feira (22), tendo como principal implicado o empreiteiro Marcelo Odebrecht, que aceitou fazer delação premiada

Segundo os investigadores, com o que se descobriu a partir da operação Acarajé – e fatos extras que serão revelados após as buscas e prisões desta terça-feira – era “impossível” a Odebrecht negar seu envolvimento com os desvios da Petrobras e outros crimes. Por isso, os investigadores já esperavam que, depois da Xepa, o empresário aceitaria fechar acordo de delação premiada, a que ele ainda resistia, apesar de ter liberado executivos da empreiteira para colaborar com a Justiça.

A empresa, segundo o que já foi anteriormente divulgado, tinha uma estrutura para pagar propinas em obras realizadas em todo o País, para políticos de todos os partidos; resta saber se a delação de Marcelo será seletiva, focada apenas no PT, ou generalizada

 

Acusações

As investigações da operação Lava Jato identificaram pagamento de propina por parte da Odebrecht além do esquema de corrupção na Petrobras, com irregularidades identificadas nas áreas de óleo e gás, ambiental, infraestrutura, e estádios de futebol, entre outras, declarou, nesta terça-feira, o procurador federal Carlos Fernando dos Santos Lima.

Segundo a força-tarefa da Lava Jato, um esquema de contabilidade paralela da empreiteira também realizou pagamentos na Argentina e em Angola. Investigadores da força-tarefa falaram em uma “estrutura profissional de pagamento de propinas dentro da Odebrecht” durante coletiva de imprensa nesta manhã.

 

Leia, sobre o mesmo tema:

Brasil: Marcelo Odebrecht condenado a 19 anos de prisão  9 MAR 2016

Caso Odebrecht: Mulher de suspeito de corrupção admite pagamentos  25 FEV 2016

Odebrecht: polícia brasileira investiga suspeitas de suborno ao presidente do Perú  25 FEV 2016

 

Fonte: Brasil247

Nota: A autora escreve em português do Brasil

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -