Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Dezembro 9, 2022

Panama Papers

Panama Papers

O jornal suíço Le Temps relatou que um especialista IT da empresa foi detido pelas autoridades de Genebra sob suspeita de recente remoção de grandes quantidades de dados em empresas offshore.

O porta-voz do MP de Genebra, Henri Della Casa, confirmou que a procuradoria tinha aberto um inquérito na sequência de uma denúncia apresentada pela Mossack Fonseca. Mas não forneceu mais detalhes sobre a denúncia ou a investigação.

A Mossack Fonseca, que é especializada na criação de empresas offshore, declarou que tinha apresentado queixas em vários locais contra pessoas que podem ter estado envolvidas na violação dos seus dados. “Estamos confiantes de que as autoridades em cada um destes países vai efectuar as correspondentes diligências de forma transparente e eficaz em todos os casos,”. As queixas apresentadas terão, como fundamento, “a divulgação não autorizada de dados dos contratos públicos e quebra de confiança”. Lê-se na declaração.

O Le Temps afirma não haver provas de que o funcionário detido tenha sido o responsável pela enorme fuga de dados, os Panama Papers, em Abril passado, que embaraçou vários líderes mundiais e colocou um holofote sobre o mundo obscuro das empresas offshore.

O jornalista do ICIJ.org Bastien Obermayer, colocou no twitter um comentário a propósito

Panama Papers

Os arquivos divulgados são, na sua maioria, PDFs de contratos e e-mails detalhando as explorações offshore de políticos e figuras públicas de todo o mundo.

O Panama Papers mostrou que a Suíça está entre os cinco primeiros países com intermediários financeiros para configurar as empresas offshore.

Panama Papers

O caso foi divulgado, em Portugal, pelo Expresso e pela TVI, que, semanalmente, foram adicionando detalhes do processo. Até que um sepulcral silêncio se instalou….

Havia até jornalistas envolvidos, dizia-se. Nada. Zero Nicles!

Foi, portanto, com enorme surpresa e, mesmo choque, que recebemos um e-mail desta suposta organização de jornalistas de investigação a pedir dinheiro.

Mas se os seus órgãos de informação se apropriam e, pelos vistos, até condicionam a divulgação da informação para seu próprio benefício comercial, porque razão se dizem estes Jornalistas “independentes” e pedem dinheiro aos Leitores?

Panama Papers

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -