Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Julho 20, 2024

Vinhos “alumni UTAD” já têm rostos para 2017

Os enólogos e antigos alunos da UTAD Luís Duarte, Paulo Ruão e Manuel Lobo Vasconcelos, receberam o testemunho das mãos de Jorge Moreira, Jorge Serôdio Borges e Francisco Ferreira, autores dos vinhos “alumni UTAD” da edição 2016, no decorrer da gala que teve lugar, no passado dia 27 de Janeiro, nas instalações da UTAD.

A Gala incluiu uma apresentação da Plataforma de Inovação da Vinha e do Vinho, feita pelo investigador Tim Hogg, que a dirige com o apoio de uma comissão de acompanhamento, naquele que é um projecto multidisciplinar que envolve investigadores das áreas do solo, climatologia e alterações climáticas, ecologia, viticultura, fisiologia, microbiologia, enologia, engenharia e economia.

Antes da divulgação dos eleitos para 2017, José Silva Peneda, membro do Conselho Geral da UTAD, e uma das personalidades que esteve na génese do projecto, referiu-se aos antigos e actuais alunos da UTAD como uma “Escola de Campeões”, capaz de levar ao Mundo o que de melhor se faz em Portugal a este nível. Já o reitor da UTAD, António Fontaínhas Fernandes vincou o cariz de responsabilidade social que a marca “alumni UTAD” encerra, revelando que “as receitas geradas através da venda do vinho reverterão na íntegra para os serviços de acção social da UTAD”.

A Frasqueira

Houve ainda oportunidade para apreciar a “Frasqueira”, da autoria do Arquitecto António Belém Lima, localizada no restaurante da UTAD, que é uma combinação de Biblioteca (catalogando vinhos alumni Utad) e armazém (guardando os vinhos sob temperatura controlada). Nas palavras de Belém Lima, “é uma Frasqueira vaidosa. Exibe 312 rótulos, 312 marcas, 312 enólogos. Em simultâneo amigos e concorrentes, todos ‘filhos’ da UTAD, numa ‘caixa-negra’ que guarda 312 segredos”.

Criada em 2016, a marca vinhos de autor “alumni UTAD” foi divulgada no mesmo ano no roteiro do Presidente da República e reúne ex-alunos da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, todos eles conceituados enólogos, em torno de uma mesma paixão.

Todos os anos, três antigos alunos da UTAD das diferentes regiões vitícolas serão responsáveis pela produção de um vinho tinto, um vinho branco e um vinho do Porto.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -