Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Maio 24, 2022

Festas da cidade. Festa do S. João

figueira-foz-festa-s-joao-2016-cartazA tradicional Festa da Cidade da Figueira da Foz/Festa do S. João arranca hoje, prolongando-se até ao dia 3 de Julho.

A programação contempla mostras gastronómicas, provas desportivas e espectáculos musicais, prometendo muita animação na Praia da Claridade.

Uma das principais iniciativas do evento figueirense, a Grande Festa da Sardinha, começa já hoje no Pavilhão Multiusos, situado na Avenida de Espanha.

Organizada pela Associação Malta do Viso esta iniciativa, que conta com a participação de muitos restaurantes da cidade, tem como principal atracção a sardinha fresca, pescada no mar da Figueira da Foz. E esta edição promete muito, pois tem sido grande a quantidade de sardinha pescada nos últimos dias ao largo da Figueira.

Neste sábado disputa-se na Serra da Boa Viagem uma inédita prova nocturna de BTT, pelos trilhos da serra. A partida para esta prova está agendada para o Parque Municipal de Campismo pelas 19 horas.

Domingo vai haver música na Praça do Forte, com a actuação dos HMB com Flash Mob, a partir das 18 horas.

Entre os dias 7 e 19 de Junho decorre a Semana Gastronómica da Sardinha e da Cavala em vários restaurantes da cidade. Um dos momentos altos da festa figueirense, a Feira Popular de S. João, decorre de 10 a 26 de Junho no Parque de Estacionamento da Avenida de Espanha, junto da praia. A 12 de Junho disputa-se a 10ª Meia Maratona da Figueira da Foz.

GNRA Feira das Freguesias – uma tradicional mostra gastronómica – decorre de 17 a 21 de Junho no Pavilhão Multiusos (Avenida de Espanha). Para além dos saborosos pratos e petiscos das várias freguesias da Figueira da Foz, a iniciativa vai ser animada com a presença de bandas filarmónicas e ranchos folclóricos da região.

A 18 de Junho disputa-se a Regata de S. João na Baía Oceânica. À noite, na Praça do Forte, actua o grupo GNR, a partir das 22 horas.

A noite de S. João (a 23 de Junho) é um dos momentos altos da festa, com o Desfile de Marchas Populares entre a Torre do Relógio e a Praça do Forte – onde haverá Fogueiras de S. João. Vários arraiais vão animar as ruas da cidade, enquanto no palco da Praça do Forte actuam DJ’s. A noite será longa na Praia do Forte, com o tradicional “Banho Santo”.

Para o dia 24 de Junho a programação inclui uma Procissão e um Desfile de Marchas no Coliseu Figueirense. No dia seguinte, o destaque vai para o 1º Encontro de Filarmónicas e para o concerto dos Expensive Soul na Praça do Forte.

De 29 de Junho a 3 de Julho decorre a 2ª fase da Feira das Freguesias. A edição deste ano da Festa da Cidade da Figueira da Foz termina a 3 de Julho com o Arraial de S. Pedro, no Largo da Má Língua, em Buarcos.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -