Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Outubro 17, 2021

Rali de Monte Carlo já na estrada

João de Sousa
Jornalista, Director do Jornal Tornado

Rali de Monte Carlo, Skoda 130RS, vencedor da categoria 1.300 cc, em 1977

Desde ontem, 19 de Janeiro até domingo, 22 de Janeiro, decorre em Monte Carlo a primeira prova do Campeonato Mundial de Ralis. 4 dias  de frenesim para os entusiastas da modalidade.

Os fãs portugueses podem este ano estar contentes.  Portugal volta a estar presente no calendário do Campeonato do Mundo de ralis.  Será a 6º prova do compeonato – Vodafone Rali de Portugal, com data agendada para 18 a 21 de Maio. Veja o calendário das provas do campeonato mundial, e por onde passam.

40º aniversário

O carro que está na imagem que ilustra este artigo nada tem da mais recente tecnologia automóvel. Mas, foi com ele que a Škoda ganhou a prova de rali em Monte Carlo há 40 anos atrás. Škoda 130 RS, categoria 1.300 cc. Piloto Václav Blahna e o co-piloto Lubislav Hlávka.

Este feito é um marco para o construtor. De tal forma que, para assinalá-lo, a Škoda optou por decorar o carro da edição deste ano com os mesmos motivos. Ou seja, o Škoda Fabia R5 oficial vais estar revsito com as faixas azuis e vermelhas, à semelhança do 130 RS de 1977. É desta maneira que a Škoda comemora este aniversário: recordando o triunfo da marca na prova monegasca há 40 anos.

A Škoda já conta com mais de 100 anos na competição automóvel, tendo conquistado o título de campeão mundial de WRC 2 no ano passado. Para a marca, 2016 foi um dos melhores anos, tendo também alcançado três títulos continentais e 10 nacionais com o Fabia R5. No que à vertente de ralis diz respeito, claro. Criando grandes expectativas para a temporada deste ano, com início no Rali de Monte Carlo.

Michal Hrabánek

Diretor da Škoda Motorsport
Michal Hrabánek, Diretor da ŠKODA Motorsport

“A Škoda orgulha-se da sua excelente tradição na competição automóvel e de carros icónicos como o Škoda 130 RS”

“Por esta razão, estamos a recordar o sucesso de há 40 anos no Rali de Monte Carlo com uma decoração especial do nosso Škoda Fabia R5. É notável a consistência na história da marca na competição automóvel, na qual continuamos profusamente empenhados. Além dos nossos pilotos oficiais – Pontus Tidemand e Jan Kopecký – também Andreas Mikkelsen tripulará o Škoda Fabia R5 no Rali de Monte Carlo”

Rali de Monte Carlo

Veja as diferenças…

1977

 

2017

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -