Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Março 29, 2024

Comissão Europeia anula Brexit – Theresa May em fuga

Em reunião extraordinária convocada de urgência por Jean-Claude Juncker, realizada esta madrugada em Bruxelas, a Comissão Europeia anulou o Brexit e emitiu um mandado de captura contra o governo britânico.

A chefe do executivo, Theresa May, deixou precipitadamente Downing Street rumo a Belfast, onde deverá falar à imprensa nas próximas horas. Especula-se que venha a pedir asilo à Irlanda.

O porta-voz da Comissão explicou que não se justifica de maneira nenhuma que a Grã-Bretanha queira deixar a UE, uma vez que já desfruta da mais ampla liberdade, possui canal de televisão na sua própria língua com alcance internacional (BBC), tem polícia própria e autonomia fiscal. Além disso – acentuou – Os ingleses sempre foram privilegiados dentro da UE, só fazendo o que queriam; mais uma razão para não se tolerarem agora decisões desta natureza, que prejudicam toda a Europa”

O Brexit é um sério atentado ao projecto de unificação europeia e nessa medida não pode ser tolerado” Disse, a finalizar, o porta-voz europeu, o búlgaro Anastas Dmitrov.

A Comissão marcou entretanto, para o próximo mês de Dezembro, eleições antecipadas na Grã-Bretanha, nas quais se espera que os partidários da Sim à Europa venham a obter maioria. Para já, o Brexit está suspenso.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -