Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 26, 2024

Condução automática em smart cities

5G na condução automóvel

Foi anunciada recentemente em Munique, a criação da associação “5G Automotive Association“. A associação é composta por empresas / grupos da indústria automóvel e tecnológica, tais como a AUDI AG, BMW Group, Daimler AG, Ericsson, Huawei, Intel, Nokia e Qualcomm Incorporated.

5G Automotive Association

Desenvolver, testar e promover soluções de comunicação, o suporte à uniformização e a aceleração da integração no mercado global é o proposito desta associação. Endereçar as necessidades da sociedade em soluções de mobilidade conectada e de segurança rodoviária é o seu objectivo. Pretende alcançá-lo através de aplicações como a condução automática, o acesso ubíquo a serviços e a integração em smart cities e, ainda, o transporte inteligente.

A associação irá debruçar-se sobre as questões técnicas e reguladoras, alavancando as redes móveis da próxima geração e integrando as plataformas automóveis com soluções de conectividade, networking e computação.

É com agrado que recebe mais parceiros da indústria automobilística, TIC, ou empresas, que alguma forma estejam enquadrados no ecossistema de valor para sistemas de veículos e transporte rodoviário. Sendo que várias empresas destas áreas já manifestaram a sua intenção de se juntarem à associação.

A associação irá apoiar e trabalhar em estreita cooperação com as iniciativas nacionais e regionais, tais como o projecto European Connected & Automated Driving Pre-Deployment.

Redes móveis 5G e IoT

Com próxima geração de redes móveis, 5G, e a contínua evolução da LTE, que inclui comunicação móvel vehicle-to-everything (C-V2X), o foco das tecnologias de informação e comunicação (ICT) evolui para a Internet of Things (IoT) e para a digitalização das indústrias.

Espera-se que a próxima geração de redes móveis trate um maior volume de informação, interligue um maior número de dispositivos, reduza significativamente o estado latente e aumente a segurança. Por exemplo, o 5G pode dar um maior suporte a comunicações mission-critical para uma condução mais segura, apoiar as comunicações vehicle-to-everything e as soluções móveis interligadas.

Novas oportunidades na indústria automóvel

Estas novas soluções potenciam novas oportunidades tecnológicas e de negócio para as indústrias automóvel e de ICT. Os membros da associação irão colaborar para dar vida a este potencial. As actividades principais incluem:

  • Definição e harmonização dos casos de uso, requisitos técnicos e estratégias de implementação;
  • Apoiando a normalização e os organismos reguladores, certificação e processos de aprovação;
  • Tratar dos requisitos tecnológicos para vehicle-to-everything, tais como conectividade sem fio, segurança, privacidade, autenticação, arquiteturas em nuvem entre outros;
  • Execução de projectos de inovação e desenvolvimento conjuntos que conduzem a soluções integradas, testes de interoperabilidade, pilotos de grande escala e implantações de teste.

 

Citações

Alfons Pfaller

Responsável pela área de Desenvolvimento de Informação e Entretenimento , AUDI AG
“Os carros conectados irão moldar o futuro da mobilidade individual e a próxima geração de redes móveis levará a interactividade do carro-para-x para um novo nível. A chave para o sucesso é a colaboração intersectorial. Por isso criámos a 5G Automotive Association, onde se estão a reunir especialistas de todas as áreas relevantes.”

Dr. Christoph Grote

Vice-Presidente Sénior  de Electrónica, Grupo BMW
“Esperamos que o 5G venha a tornar-se o standard da comunicação móvel mundial da próxima década. Para a indústria automóvel é essencial que o 5G cumpra os desafios da era da digitalização e condução autónomas. Com a 5G Automotive Association fundámos um fórum interprofissional que nos permitirá desenvolver a futura tecnologia 5G em conjunto com as principais empresas de TIC. Enquanto co-fundadores da 5G Automotive Association estaríamos expectantes e animados em acolher mais parceiros comprometidos com as tecnologias da indústria automóvel, das tecnologias de informação e comunicação ou operadores de redes móveis.”

Sajjad Khan

Director de Dispositivos Digitais & Mobilidade, Daimler AG
“O carro interactivo permite-nos oferecer aos nossos clientes serviços, dentro e fora do veículo, que facilitam as tarefas de rotina diárias, aumentam o conforto e segurança e, assim, criam um considerável valor acrescentado. A base fundamental para isto é uma tecnologia de comunicação confiável e rápida, cujas normas têm validade global. Juntamente com outros membros fundadores da 5G Automotive Association, como a Daimler AG trabalhamos precisamente nisso — com o objectivo de criar conectividade do carro também para um novo nível com o advento da próxima geração da tecnologia dos telemóveis.

 Ulf Ewaldsson

Responsável pela Tecnologia, Ericsson:
“O sucesso do 5G depende do trabalho intersectorial em novos ecossistemas para digitalizar as indústrias. Com a criação desta associação vamos aproveitar a nossa mais recente tecnologia, 5G e trabalhar em estreita colaboração com a indústria automóvel para em conjunto, desenvolver soluções, bem como contribuir para a regulamentação, certificação e padronização. Estamos muito animados por sermos co-fundadores e trabalharmos com empresas líderes da da indústria automóvel, moldando as soluções do carro ligado para o futuro.”

Dr. Li Yingtao

Presidente, 2012 Labs, Huawei
“A criação desta associação demonstra a clara necessidade de colaboração intersectorial entre a indústria das comunicações móveis e a indústria automóvel para inovações conjuntas e para estabelecer uma plataforma para definir prioridades e soluções. Facilitará a regulamentação global, a certificação e os esforços de padronização para a condução autónoma e futuros serviços baseados em tecnologias 5G.”

Doug Davis

Vice-presidente sénior e gerente geral do grupo A Internet das Coisas, Intel
“O trabalho lider da Intel no desenvolvimento de tecnologia 5G, compromisso de longo prazo para padrões abertos e colaboração com líderes da indústria automóvel irá conduzir um caminho acelerado para adopção do 5G na indústria automóvel e de transportes. As parcerias com outras indústrias líderes garantirá que o 5G pode apoiar os casos de uso que irão traduzir-se em avanços nas áreas de segurança e serviços para a condução automatizada, cidade inteligente e soluções de transporte também inteligentes em redor do mundo.”

 Dr. Marc Rouanne

Diretor de operações e de inovação, Nokia
“A 5G Automotive Association é o mais recente exemplo de relação estreita da Nokia com a indústria automóvel para fazer do carro sem condutor (driverless) uma realidade e desencadear uma nova era na inovação automóvel. Cloud, comunicações e tecnologias e inovações de rede têm o potencial de transformar o carro em um dispositivo totalmente conectado para revolucionar a experiência do condutor e corresponder às necessidades de mobilidade da sociedade. A Nokia está motivada para desempenhar um papel de liderança neste esforço que vai ajudar a salvar vidas, melhorar o nosso ambiente e tornar os nossos sistemas de transporte mais eficientes.”

Patrick Little

Vice-Presidente sénior e General Manager da Qualcomm Technologies Automóvel, Inc.
“Como co-fundador da 5G Automotive Association, a Qualcomm Incorporated anseia continuar o trabalho com as partes interessadas a nível mundial para incentivar novas colaborações entre as indústrias automóvel e de comunicações e ajudar a garantir a optimização de novas tecnologias para o transporte. Ao longo de mais de uma década, a Qualcomm Incorporated tem estado comprometida com o desenvolvimento da conectividade e soluções de computação que melhorem a segurança, a mobilidade e a conveniência das viagens do consumidor. A LTE Advanced, Cellular Vehicle-to-Everything (C-V2X) e as tecnologias 5G-NR desempenharão um papel fundamental na melhoria da segurança, permitindo a condução automatizada.”

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -