Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Semana da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP em Timor

A Embaixada de Portugal em Timor-Leste, com o apoio do Instituto de Cooperação e da Língua, está a organizar a “Semana da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP”, a decorrer na cidade de Díli, de 2 a 6 de Maio de 2017.

O evento tem início no dia 2 de Maio com uma exposição na Universidade Nacional de Timor Lorosa´e (UNTL) que irá retratar a história da língua portuguesa e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Programa

No dia 3 de Maio, pelas 17 horas, realiza-se no Auditório do Arquivo e Museu da Resistência Timorense o Seminário subordinado ao tema, “Criar, Educar e Inovar em Língua Portuguesa”, que incluirá na sessão de abertura o Ministro da Educação timorense, António da Conceição, e o Embaixador de Portugal em Timor-Leste, Manuel Gonçalves de Jesus.

A sessão referente ao seminário propriamente dito terá início às 17h30, com quatro oradores, M. Azancot de Menezes, assessor nacional do Departamento do Currículo do Ensino Superior do Ministério da Educação, com a apresentação do tema “Elementos essenciais da escola eficaz e autónoma; Uma perspectiva em contexto global e local”; Vicente Paulino, director da Unidade de Produção e Disseminação do conhecimento / Programa de pós-graduação e Pesquisa da UNTL, com o tema, “ Cultura e Língua Portuguesa em Timor-Leste: assimilação histórico-cultural, cooperação, tensões e implicação no ensino”; Dulce Turquel, directora e fundadora da empresa ABUT, com o tema, “Percursos inclusivos e criativos de resposta a necessidades sociais e culturais” e Benjamim Côrte-Real, director do Instituto Nacional de Linguística, com o tema, “O Ensino da Língua Portuguesa em Timor-Leste – Espaços a conquistar”, havendo depois o período de debate e o encerramento do Seminário.

No dia 4 de Maio, no Hotel Timor, sob a supervisão de António Caixeiro e Bernardo Espinho, decorrerá um concerto de Cante Alentejano.

No dia 5 estão previstas várias actividades na Escola Portuguesa Ruy Cinatti e

apresentar-se-á, na sede da CPLP (Díli), o “Novo Atlas da Língua Portuguesa” da autoria de Luís Reto, reitor do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

No dia 6 de Maio haverá ciclos de documentários da CPLP na Fundação Oriente de Díli.

A semana da língua portuguesa e da cultura da CPLP acontece a poucos dias da realização do 3º Congresso Nacional da Educação de Timor-Leste, um momento que se afigura muito importante porque  se pretende um consenso nacional em matéria de educação, nomeadamente em relação à pertinência e importância da reafirmação da língua portuguesa nas escolas de Timor-Leste.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -