Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ay, Ay, Ay… Puerto Rico

Nélson Abreu, em Los Angeles
Nélson Abreu, em Los Angeles
Engenheiro electrotécnico e educador sobre ciência e consciência. Descendente de Goa, nasceu em Portugal, e reside em Los Angeles.

Uma inundação contém mais do que chuva. Os sistemas de esgoto se espalham e, às vezes, até desenterram cemitérios.As pessoas podem não perceber que têm de passar duas ou três semanas longe de casa.

Perigos para a saúde da inundação

Numa casa cheia de água, superaquecida, o bolor pode correr desenfreado naquele período de tempo.

Os piores sintomas de estar exposto frequentemente ao bolor – existe quase sempre alguma quantidade de mofo no ar que respiramos todos os dias – geralmente são reacções alérgicas que raramente são fatais, mas podem exacerbar outros problemas de saúde.

O bolor pós-Katrina, no entanto, esteve implicado na morte de quatro professores universitários de Nova Orleães – trabalhavam no mesmo prédio danificado pela tempestade. O impacto financeiro nas casas e lojas mofadas também pode ser significativo.

O stresse compromete o sistema imunológico e é difícil manter a higiene alimentar em zonas de desastre. As zonas de evacuação com grandes concentrações de pessoas são propensas a doenças, inclusive infecções respiratórias.

O monóxido de carbono de geradores de emergência pode causar a morte e quando o combustível se esgota, não há energia para o arrefecimento nessas áreas quentes e húmidas. O combustível e a medicação podem ser difíceis de obter devido a estradas danificadas e inundadas.

A região quente e húmida combina altos níveis de pobreza com problemas exacerbados pelos efeitos das mudanças climáticas. Isso torna a Costa do Golfo particularmente susceptível a doenças infecciosas e tropicais. Os mosquitos precisam de água estagnada para colocar ovos. A água de inundação pode criar poças de reprodução de mosquitos que transportam Zica, Dengue e vírus do Nilo.

Vale também prever que o transtorno de stresse pós-traumático, depressão, pensamento suicida tendem a aumentar depois de prejudiciais problemas duradouros.

Um novo normal assustador

Esta temporada de furacões atlânticos, ainda vai a meio, mas já fez chegar ao Caribe e Sul dos EUA mais tempestades destruidoras que os últimos anos combinados. Quatro tornaram-se Categoria 4 ou 5, e três atingiram terra no território dos EUA. Os EUA nunca foram atingidos por três tempestades tão fortes na mesma temporada de acordo com os registos actuais.

Já atingido pelo Irma e por uma crise de dívida incapacitante, partes de Porto Rico viram mais de 30 polegadas (76 cm) de chuva durante o furacão Maria. Essa quantidade de chuva extrema transforma rios e riachos em inundações inesperadas. É menor do que, mas comparável, às enormes quantidades de chuva que vimos com o furacão Harvey em Houston. Algumas áreas da cidade chegaram perto de 50 polegadas ou 127 cm.

As estradas de Porto Rico e o que restava da rede eléctrica foram destruídos dificultando a recuperação e os esforços de comunicação. O presidente dos EUA, Trump, foi criticado por uma resposta fraca à devastação que afecta 3,3 milhões de cidadãos dos EUA no território. Numa área de Porto Rico, choveu mais num dia do que o normal para um ano inteiro na chuvosa cidade de Seattle.

Harvey lançou 19 trilhiões de galões de chuva que causaram inundações sem precedentes. O governador do Texas, Greg Abbott, que nega as mudanças climáticas como o presidente Trump, estima que Harvey custará ao estado até US $ 180 bilhiões. Harvey e Maria desapareceram das manchetes das notícias, mas após as inundações catastróficas, o caminho para a recuperação é longo e os riscos abundam. E sem mudanças drásticas para limitar a indústria da energia fóssil, com oceanos cada vez mais quentes, estamos a testemunhar um “novo normal,” tudo indica.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -