Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Maria I

José Pacheco
José Pacheco
Educador e aprendiz de utopias.

Que me seja permitido contar uma história desse tempo, falar-vos de uma Maria, que tinha fé na vida e na possibilidade de remissão dos pecados da escola.

Ela já conseguira formar uma equipe de projecto e os seus alunos aprendiam mais e bem melhor do que no tempo em que escutavam aulas. Mas outros alunos eram perseguidos por funcionários e repetidamente castigados com a “proibição de ida ao recreio”.

Indagando o porquê da situação, tomou conhecimento de que a directora só ia à escola dois dias por semana. Nos restantes dias, a turma da directora era entregue aos cuidados de uma faxineira. Quando procurou saber o porquê dos gritos da desesperada funcionária, foi-lhe dito: Minha senhora, não sabe que a senhora directora é vendeira?

Para os menos familiarizados com o regionalismo, acrescentarei que “vendeira” é quem vende produtos em feiras. Isso mesmo: embora possa parecer inverosímil, o fato é que a senhora diretora deixava a sua turma entregue a uma faxineira e ia vender frutas e legumes.
(continua)

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -