Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Centro Hospitalar do Oeste tem novas viaturas do INEM

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

O INEM entregou no passado dia 8 de Novembro duas viaturas médicas de emergência e reanimação (VMER) ao Centro Hospitalar do Oeste (CHO). A cerimónia foi presidida pela secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte.

As duas viaturas entregues aos CHO foram as últimas das 44 adquiridas desde que começou o processo de renovação das VMER, em 2016, envolvendo dois milhões e 215 mil euros de investimento.

Mesmo assim foi necessário mudar o paradigma, passando a ser os hospitais os responsáveis pela aquisição das VMER. No caso do CHO foi também preciso esperar que se tornasse em Entidade Pública Empresarial (EPE), conforme explicou Luís Meira, presidente do conselho directivo do INEM.

O CHO ficou para último lugar mas, apesar de tudo, recebeu finalmente as duas viaturas, com matrícula de Agosto de 2018. Uma vai ficar no hospital de Torres Vedras e a outra no hospital das Caldas da Rainha.

Ao tornar-se uma EPE, o CHO recebeu sete milhões de euros, que vão ser usados para abater na dívida de cerca de 35 milhões de euros, disse a nova administradora, Elsa Banza, adiantando que vão ser necessários mais investimentos nas três unidades do centro hospitalar.

A administradora anunciou ainda que já foram contratados sete médicos e espera vir a contratar pelo menos mais 20 médicos, 35 enfermeiros e 40 assistentes operacionais “para colmatar necessidades e repor recursos que se foram perdendo ao longo dos últimos anos”.

Elsa Banza anunciou também que o CHO lançou concurso para obras no hospital de Peniche, onde vai ser criada uma ala psiquiátrica, com nove camas de internamento. O investimento de meio milhão de euros, com financiamento comunitário a 85 por cento, deverá ficar concluído no final de 2019.

As VMER entraram em funcionamento em 2002 e 2009. São veículos de intervenção pré-hospitalar destinados ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente. O seu principal objectivo consiste na estabilização pré-hospitalar e no acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência. Nos últimos cinco anos as VMER do CHO, sediadas em Torres Vedras e Caldas da Rainha, foram accionadas em média 3.500 vezes por ano.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -