Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Coletes Amarelos e Guerra de Informação

José Mateus
José Mateus
Analista e conferencista de Geo-estratégia e Inteligência Económica

Information Warfare… Era evidente e muito antecipável que as “escolas” de guerra de informação pelos “conteúdos” (não as “escolas” que privilegiam os “continentes”) iriam explorar os novos media (tal como exploraram e ainda exploram os media tradicionais). 

A “escola” americana, que sempre deu a primazia aos “continentes”, não viu chegar a guerra de informação pelos “conteúdos” e, claro, acordou demasiado tarde e em grande e contraproducente histeria…

Valeria a pena estudar (há já quem o tenha feito…) as várias “escolas” de guerra de informação e, sobretudo, a matriz de afrontamento do fraco ao forte… 

Como diria o outro, “habituem-se”… E eu acrescentaria “mas preparem-se”. 

Agora, o MNE francês, Jean-Yves Le Drian, parece querer culpar os russos pela insurreição dos “gilets jaunes” ao destacar com pompa e circunstância que “France opens probe into possible Russian interference behind ‘yellow vest’ protests”. 

Claro que, entre vários outros, os russos podem ter metido umas colheradas nessa sopa, como era de prever e antecipar… A questão é que o governo Macron não viu chegar nada e só à posteriori vem fazer indignados protestos públicos. 

Bastava-lhe, porém, que logo que tomou posse esse governo tivesse feito como Sarkozy fez: chamar Alain Juillet, Alain Bauer, Christiam Harbulot e outros… A arrogância da ignorância é, porém, demasiado confiantemente atrevida.

Curiosamente, a “revelação” do ministro Le Drian tresanda a propaganda à distância. O Le Monde engalanou e embandeirou em arco com a “estória” mas, mesmo assim, tem de confessar que não há “factos” mas sim “suspeitas”… Suspeitas que virão dos “serviços”. E, claro, como não existe o risco de tais “serviços” emitirem um desmentido, a coisa está feita, “la boucle est bouclée”.

Ver: « Gilets jaunes » : soupçons de manipulation sur les réseaux sociaux


Exclusivo Tornado / IntelNomics


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -