«Real news» sobre «fake cars»O dossier (com trabalhos de fundo, das últimas semanas, na Foreign Policy e, sobretudo, na insuspeita Der Spigel) faculta elementos para uma bela síntese sobre o afundanço da reputação do “Made in Germany” (ainda ontem todo de soberba inchado…) pelo “fake” generalizado da indústria automóvel germânica, a escandaleira dieselgate, agora ampliada pelas revelações da Spiegel sobre o cambão das “big five” da indústria automóvel alemã, “Das Kartell”, como titulou a Spiegel.
Uma nova escandaleira que já abala a campanha eleitoral de Merkel… e já a obrigou a subir à primeira linha e falar do assunto. As consequências do escândalo são uma grave ameaça para a Alemanha (uma economia que vive da exportação e da reputação da sua tecnologia que agora se descobre ser um reino do “fake”) e para a própria Merkel que fica sem margem para as suas manobras de arauta do império do “mercado” e outras narrativas liberais.
German Car Companies Are Driving the Country Off a Cliff
Por Bernhard Rieger | Foreign Policy | 16 de Agosto de 2017
The Cartel Collusion Between Germany’s Biggest Carmakers
- Parte 1: Collusion Between Germany’s Biggest Carmakers
- Parte 2: How Collusion Created the Diesel Scandal
Por Frank Dohmen and Dietmar Hawranek | DER SPIEGEL | 27 de Julho de 2017
The End of a Legend: ‘Made in Germany’ Label Badly Damaged By Car Scandal
- Parte 1: ‘Made in Germany’ Label Badly Damaged By Car Scandal
- Parte 2: Time Runs Out
Por Susanne Amann, Sven Becker, Kristina Gnirke, Peter Müller, Michaela Schießl e Gerald Traufetter | DER SPIEGEL | 4 de Agosto de 2017