Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

«Fake Cars» atropelam a campanha de Merkel

José Mateus
José Mateus
Analista e conferencista de Geo-estratégia e Inteligência Económica

«Real news» sobre «fake cars»O dossier (com trabalhos de fundo, das últimas semanas, na Foreign Policy e, sobretudo, na insuspeita Der Spigel) faculta elementos para uma bela síntese sobre o afundanço da reputação do “Made in Germany” (ainda ontem todo de soberba inchado…) pelo “fake” generalizado da indústria automóvel germânica, a escandaleira dieselgate, agora ampliada pelas revelações da Spiegel sobre o cambão das “big five” da indústria automóvel alemã, “Das Kartell”, como titulou a Spiegel.

Uma nova escandaleira que já abala a campanha eleitoral de Merkel… e já a obrigou a subir à primeira linha e falar do assunto. As consequências do escândalo são uma grave ameaça para a Alemanha (uma economia que vive da exportação e da reputação da sua tecnologia que agora se descobre ser um reino do “fake”) e para a própria Merkel que fica sem margem para as suas manobras de arauta do império do “mercado” e outras narrativas liberais.

German Car Companies Are Driving the Country Off a Cliff

Por Bernhard Rieger | Foreign Policy | 16 de Agosto de 2017

 

The Cartel Collusion Between Germany’s Biggest Carmakers

Por Frank Dohmen and Dietmar Hawranek | DER SPIEGEL | 27 de Julho de 2017

 

The End of a Legend: ‘Made in Germany’ Label Badly Damaged By Car Scandal

Por Susanne Amann, Sven Becker, Kristina Gnirke, Peter Müller, Michaela Schießl e Gerald Traufetter | DER SPIEGEL | 4 de Agosto de 2017

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -