Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 26, 2024

Novos talentos em destaque na Gulbenkian

Gulbenkian-Rising-Stars
A Fundação Calouste Gulbenkian apresenta “Portas Abertas/Rising Stars”, a 28 de Fevereiro, um evento de entrada livre onde o público poderá assistir a vários espectáculos, desde concertos a animação digital, passando por filmes e conversas sobre música e cinema. O foco vai para os concertos de jovens e promissores músicos e compositores, escolhidos todos os anos pela rede ECHO, e que a Gulbenkian Música apresenta pela terceira vez consecutiva em Portugal.

Às 11h, o Grande Auditório apresenta o Concerto Rising Stars, com Remy van Kesteren na harpa, onde serão interpretadas obras de Martin Fondse, Remy van Kesteren, Federico Mompou, Nils Frahm, Carlos Micháns, Erik Satie, Eric Vloeimans, entre outros.

No Auditório 3, serão exibidas, entre as 12h e as 21h, curtas-metragens de animação seleccionadas pela Monstra – Festival de Animação de Lisboa. No Foyer, entre as 12h e as 12h30, decorre também a demonstração do software Tagtools, com jovens compositores nacionais e criadores de animação digital. Ainda no Foyer, mas durante dez minutos, agrupamentos de música de câmara constituídos por alunos da Academia Nacional Superior de Orquestra, da Escola Superior de Música de Lisboa, da Escola de Música do Conservatório Nacional e do Estágio Gulbenkian para Orquestra, estarão à conversa com o público e farão demonstrações musicais. Estas pequenas conversas e demonstrações acontecem às 14h40, 16h40 e 18h40.

Já no Grande Auditório, das 13h às 14h, Benjamin Appl (barítono) e Gary Matthewman (piano) são as Rising Stars que interpretarão obras de Schubert, Muhly e Grieg. Pelas 15h, é a vez de Harriet Krijgh (violoncelo) e Magda Amara (piano) interpretarem obras de Mendelssohn-Bartholdy, Messiaen e Brahms. Às 17h, as Rising Stars a subirem ao palco serão o Quatuor Zaïde, um quarteto de violino, viola e violoncelo, que interpretará obras de Verunelli e Beethoven às 17h. Por fim, às 21h, actuarão no Grande Auditório o Trio Catch (violoncelo, piano e clarinete) que interpretará obras de Brahms e Lachenmann.

Remy van Kesteren apresenta animação digital em tempo real, das 14h às 14h40 no Auditório 2. Ainda na animação digital, o Trio Catch apresenta a sua visão às 16h também no Auditório 2, e às 18h é a vez de Benjamin Appl e Gary Matthewman.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -