• Início
  • Política
  • Opinião
  • Internacional
  • Economia
  • Sociedade
  • Cultura

pub

Diário Alternativo

Director João de Sousa

Diário Alternativo | Director João de Sousa

  • Política
    • Opinião
      • Cartas dos Leitores
    • Crónica
    • Discurso Directo
  • Internacional
    • Geopolítica
    • Direitos Humanos
    • Europa
    • Lusofonia
  • Economia
    • Análise
    • Energias
    • Empresas
    • Media
    • Crítica TV
  • Sociedade
    • Ambiente
    • Ciência
    • Educação
    • Saúde
    • Religião
    • Justiça
    • Regiões
    • Tecnologia
      • Jogos
    • Estilos
      • Humor
      • Visual
      • Viagens
      • Motores
  • Cultura
    • Agenda Cultural
    • Grandes Pensadores
    • Artes
    • Cinema
    • Música
    • Livros
    • Ensaio
    • Contos
    • Poesia
    • Palavras Soltas
  • Especiais
    • Lei de Bases da Saúde
    • Empreendedorismo
    • Eutanásia
    • 200 anos Karl Marx
HomeCulturaCinemaOshima e a dignidade do cinema

Oshima e a dignidade do cinema

Sinceridade com que falam do mundo social que os cercou une o japonês Nagisa Oshima e o braslileiro Nelson Pereira dos Santos.

  • 14 Junho, 2020
  • Jornal Tornado
  • Posted in Cinema
  • 3

pub

FacebookTwitterPinterestReddit
Tumblr

Se eu fosse comparar o cineasta Nagisa Oshima com algum brasileiro, sem dúvida o compararia com o nosso maior cineasta, Nelson Pereira dos Santos. Isso por algo que caracteriza a produção dos dois: a sinceridade com que falam do mundo social que os cercou.

Em qualquer filme de Nelson ou em qualquer filme de Nagisa, temos sempre a descoberta do que é verdadeiro em cada cena que apareça ou em qualquer personagem. Não interessou a eles fazer cinema para distrair a humanidade, mas colocar no mercado filmes que mostrassem o que é ou era o mundo do ser humano. O homem e a mulher são o que encontramos para conhecer vendo seus filmes, e não super-heróis, embora possamos conhecer heróis nas obras. Heróis verdadeiros como o homem que passa fome com a mulher e o filho ou o homem que se suicida para continuar com a cortesã porque a ama.

Já passei épocas vendo muitos filmes de Nelson Pereira e agora estou vendo ou revendo filmes de Nagisa. Penso que nessas etapas de minha vida ganhei muito conhecimento, tanto quanto ganhei quando estava estudando o trabalho de um antropólogo como Claude Lévi-Strauss. Nesta matéria, comento alguns aspectos de três filmes de Nagisa.

 

Canções lascivas do Japão

É bom ver filmes antigos pouco conhecidos de cineastas completos como o japonês Nagisa Oshima, e isso 50 anos depois de eles terem sido feitos, como é o caso de Nihon Shunka- kô. O filme realizado em 1967 trata de quatro jovens residentes no interior do Japão, que vão passar alguns dias em Tóquio para prestar exame de admissão à escola média. Realmente, Oshima mostra alguns dias de farra de quatro amigos, mas isso com uma densidade dramática que ao mesmo tempo lembra filmes de Truffaut e Godard sem deixar de mostrar que eles, os estudantes, estão vivendo na sociedade japonesa e com todo seu peso tradicional.

Canções Lascivas do Japão é um dos primeiros filmes feitos por Nagisa Oshima nos anos 60, mas demonstra hoje uma maturidade já de grande cineasta. Mostra uma grande força cinematográfica, onde a plasticidade da imagem é compacta. Não é uma obra simples, mas um trabalho de muita beleza visual. Oshima consegue dar aos seus filmes uma unidade entre imagem e sonoridade – e nesse filme isso se realça. Talvez o título sugira um filme musical. Sem dúvida, temos uma narrativa que se liga, ou melhor, se mantém sempre dentro dessa musicalidade.

O filme tem uma certa ligação com a estrutura dos filmes de Godard, no sentido de que se parece com uma obra de artes plásticas. Ele pode ser visto como uma criação plástica, isto é, de forma independente do conteúdo da estória você tem a força da arte. Mas ao mesmo tempo tem muito conteúdo, diz muito e particularmente sobre a cultura do país. Os japoneses não podem reclamar que Nagisa Oshima, por fazer um cinema inspirado no cinema francês, esqueceu o seu país. Todos os personagens são tipicamente nipônicos, inclusive do ponto de vista da forma como se comportam visualmente.

Quando fez Canções Lascivas, Oshima mostrou que já possuía uma formação cultural bastante aprofundada e sabendo analisar a sociedade da época, tanto em referência à Europa quanto à sua terra. Uma obra-prima, essa pequena produção. Um retrato excepcional do que pensavam e tentavam viver os jovens. Chegamos à conclusão de que até hoje a alienação mostrada naqueles anos ainda continua. Com mais profundidade.

Olinda, 6/6/2020

 

 

Noite e neblina no Japão

Nagisa Oshima fez esse filme, Nihon no yoru to kiri, em 1960 e foi inspirado no curta-metragem de muito sucesso do cineasta francês Alain Resnais, Noite e Neblina, que inclusive foi lançado no Recife em CD por uma editora criada por Ricardo Carvalho e Ernesto Barros. Esse é um filme onde o debate político se destaca.

O tema de Noite e Neblina no Japão é a festa de um casamento duplo onde se reúnem antigos estudantes de uma academia que se conheciam há 10 anos. A estória se passa durante a festa de casamento. Como os noivos e seus colegas eram participantes da vida política, se entrelaça uma longa discussão sobre a ação política. E todo aquele entrançado que estava acontecendo naqueles anos 60 se faz presente, inclusive as traições e as contradições da Esquerda e também da Direita – e principalmente as muitas ilações entre os muitos membros, os amigos ou não.

Como acontece no filme de Nagisa O Homem que Deixou seu Testamento no Filme, o diretor deixa que os acontecimentos quase que se façam pelos personagens. Assim, os participantes é que comandam a ação e não o roteiro rígido. Então o espectador muitas vezes pode até pensar que a festa de casamento já foi até esquecida. É uma forma forte de narração cinematográfica sem se importar com ações não específicas.

Como foi seu quarto filme de longa-metragem, pode parecer que a simplicidade se explica por ser ainda de um iniciante do cinema. Mas o que muitos outros filmes de Nagisa Oshima indicam é que ele criou espontaneamente essa forma de narrar. E, embora como em muitos bons cineastas do Japão, ele tenha grande influência do cinema ocidental, não se submeteu à maneira hollywoodiana que era predominante já então, mas foi muito mais ligado ao toque europeu francês e italiano.

É interessante observar que filmes tão antigos como esse Noite e Neblina no Japão, feitos há mais de 50 anos, ainda possuam uma atualidade não só do ponto de vista político, mas também de uma forma de fazer bom cinema.

Olinda, 5/6/2020

 

 

O túmulo do sol

Entre os muitos filmes de Nagisa Oshima que abordam a vida de setores da sociedade japonesa, esse Taiyo no Hakaba narra de modo dramático e também poético momentos dos habitantes de uma área da periferia na cidade de Osaka. Será possível comparar esse filme de Oshima com os dois filmes que Nelson Pereira dos Santos fez no Rio de Janeiro. Tanto pelo tema quanto pela forma sincera com que os dois cineastas olham a periferia, sem cobrar como juízes, mas simplesmente mostrando como aquelas pessoas são vítimas de uma punição para a qual foram destinadas sem saber por qual motivo.

Esses moradores da periferia das cidades modernas são como os personagens do romancista Franz Kafka, que estão na porta do castelo e não sabem por que não podem entrar, ou estão sendo processados sem ter a mínima possibilidade de absolvição. Nagisa Oshima faz um belo filme aprofundando a narrativa. Mesmo sem julgar, não teme explicitar as cenas violentas que se passam. E nessa favela ninguém tem um poder superior de um governo para salvá-los. É realmente cada um por si. Cada um tem que fazer a sua defesa com as pequenas ajudas que possam acontecer.

Nagisa contou na realização de O Túmulo do Sol com uma boa equipe técnica. Devemos destacar o músico Riichiro Manabe, criador de uma espécie de sinfonia que acompanha praticamente todo o roteiro do filme com momentos fundamentais, utilizando muitas vezes certos sons estranhos e outros sons até românticos – e com isso aumentando a expressão plástica das imagens do filme. E nesse sentido também é interessante lembrar o trabalho do fotógrafo Takashi Kawamata e do cenógrafo Koji Uno. Beleza, o título do filme que mesmo mostrando o inferno da comunidade lhe dá um toque poético, e o referencia a vários momentos de concretude poética.

Olinda, 10/6/2020

 


por Celso Marconi, Crítico de cinema mais longevo em atividade no Brasil. Referência para os estudantes do Recife na ditadura e para o cinema Super-8  |   Texto em português do Brasil

Exclusivo Editorial PV / Tornado


 

Share this

FacebookTwitterPinterestReddit
Tumblr

About author

Jornal Tornado
Jornal Tornado

Related Posts

comments
BrevesCinema

Festival exibe filmes franceses online totalmente de graça

Ver mais

comments
Cinema

Emicida, em posição de ativista, faz um excelente filme

Ver mais

comments
Cinema

Os Companheiros; a organização dos trabalhadores

Ver mais

comments
Cinema

Gran Torino: o homem se salva quando vence seus preconceitos

Ver mais

Tags

  • cinema japonês
  • Lévi-Strauss

Do not miss

comments
BrevesCinema

Festival exibe filmes franceses online totalmente de graça

Ver mais

Jornalismo Livre

Apoie esta ideia

banner Donativo por multibanco ao Jornal Tornado

Newsletter

pub

Breves

João Ferreira na Marinha Grande

Ver mais

  • 18 Janeiro, 2021
  • Jornal Tornado
  • Posted in AgendaBreves

Festival exibe filmes franceses online totalmente ...

Ver mais

  • 17 Janeiro, 2021
  • Marcos Aurélio Ruy, em São Paulo
  • Posted in BrevesCinema

Manaus… sem oxigênio

Ver mais

  • 17 Janeiro, 2021
  • Jornal Tornado
  • Posted in BrevesCartoon

Da geopolítica russa

Ver mais

  • 14 Janeiro, 2021
  • IntelNomics
  • Posted in BrevesGeopolítica

Newsletter

Receba regularmente a nossa newsletter

  • Contribua para uma Imprensa Plural e Independente
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Política de privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que esteja de acordo, mas pode optar por não participar, se desejar. Ler mais

Aceitar Recusar Configuração dos Cookie
I consent to the use of following cookies:
Cookie Declaration About Cookies
Necessary (0) Marketing (0) Analytics (0) Preferences (0) Unclassified (0)
Necessary cookies help make a website usable by enabling basic functions like page navigation and access to secure areas of the website. The website cannot function properly without these cookies.
We do not use cookies of this type.
Marketing cookies are used to track visitors across websites. The intention is to display ads that are relevant and engaging for the individual user and thereby more valuable for publishers and third party advertisers.
We do not use cookies of this type.
Analytics cookies help website owners to understand how visitors interact with websites by collecting and reporting information anonymously.
We do not use cookies of this type.
Preference cookies enable a website to remember information that changes the way the website behaves or looks, like your preferred language or the region that you are in.
We do not use cookies of this type.
Unclassified cookies are cookies that we are in the process of classifying, together with the providers of individual cookies.
We do not use cookies of this type.
Cookies são pequenos arquivos de texto que podem ser usados pelos sites para tornar a experiência do utilizador mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se eles forem estritamente necessários para a operação deste site. Para todos os outros tipos de cookies, precisamos da sua permissão. Este site utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas.
Cookie Settings
Subscrever Newsletter Tornado

Para começar a receber as nossas notícias, basta preencher o seguinte formulário.

Até já!

Depois de subscrever a Newsletter irá receber um email para confirmar a sua subscrição.

Os Limites da Terra. Reserve já!

Formulário

    Indique o seu nome (obrigatório)

    Indique o seu email (obrigatório)

    Indique o seu telefone ou telemóvel de contacto (obrigatório)

    Número de exemplares que pretende

    Observações

    Fernando Pessoa Contra o Homem Aranha. Reserve já!

    Formulário

      Indique o seu nome (obrigatório)

      Indique o seu email (obrigatório)

      Indique o seu telefone ou telemóvel de contacto (obrigatório)

      Número de exemplares que pretende

      Observações / Morada

      Tem uma dica para nós? Envie-nos!

        Seu nome (required)

        Seu email (required)

        Assunto

        Mensagem

        Got a hot tip? Send it to us!

          Your Name (required)

          Your Email (required)

          Video URL

          Attach Video

          Category
          SportNewsTechMusic

          Your Message