Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Abril 24, 2024

A alegoria da caverna

Nélson Abreu, em Los Angeles
Nélson Abreu, em Los Angeles
Engenheiro electrotécnico e educador sobre ciência e consciência. Descendente de Goa, nasceu em Portugal, e reside em Los Angeles.

Um grupo de prisioneiros, que viveram acorrentados a ver uma parede de uma caverna toda a vida. Observam sombras projectadas na parede de coisas passando diante de uma fogueira atrás deles, que desconhecem. As sombras são para os prisioneiros a totalidade da realidade. Platão explica como o filósofo é como um prisioneiro que é libertado da caverna e entende que as sombras na parede não compõem toda a realidade, pois ele pode perceber uma versão mais ampla da realidade ao invés das meras sombras.

Experiências transformadoras como experiências de expansão da consciência durante meditação ou experiências de quase-morte e fora do corpo nos permitem olhar além das sombras da caverna. Aqueles que passam por tais experiências tendem a reduzir o medo da morte, alcançar um nível mais elevado de altruísmo, universalismo, intuição, resolução de problemas, tranquilidade, introspecção e sentido de propósito. As mudanças cognitivas que proporcionam nos ajudam a perceber que vemos a realidade através de filtros limitadores e distorcidos.

Ao ultrapassar as limitações da história materialista, podemos ver a nós mesmos e as nossas vidas de uma perspectiva multidimensional e integrativa. Ao mudar a nossa visão do mundo, tornamos agentes de mudanças positivas, ajudando a co-criar o melhor futuro que sabemos é possível.

Mesmo quando somos confrontados com situações pessoais ou sociais preocupantes, a mesma visão nos dar força e inspiração criativa. Podemos permanecer relativamente positivos e lúcidos para não sucumbir e espalhar medo, ódio, apatia, cinismo, auto-aversão ou manipulação, mantendo-nos uma voz de serenidade, coragem, paz, justiça e progresso.

Nos níveis mais profundos, toda actividade humana está enraizada em nossos valores, atitudes e padrões de comportamento, que, por sua vez, são baseados no nosso estado de consciência. Como tal, a nossa realidade pode ser vista como uma extensão da consciência. A consciência pode ser descrita como um princípio inteligente organizador que está num processo contínuo de evolução individual e interconectada, colectiva, sobre uma série de existências com e sem um corpo. As relações e as interacções com os outros fornecem o contexto e os meios para a evolução da consciência. À medida que mais pessoas de diferentes disciplinas e aspectos da civilização experimentam a realidade além dos limites materialistas, da arte e da arquitectura à ética e até às políticas económicas, o nosso sistema colectivo começa a mudar. Muitos dos problemas do mundo vêm da perspectiva de que estamos sozinhos por conta própria num mundo competitivo e que a natureza, a vida e as pessoas são coisas a serem exploradas. Quando nos vemos como a consciência que se origina além do corpo físico, essa continuidade e conexão entre nós, nossos corpos, espíritos e todos os seres vivos torna-se aparente.

Com esse conhecimento, a vida, o meio ambiente e a maioria das outras coisas da vida tornam-se mais valiosos e preciosos. Através de experiências humanas extraordinárias e evidências científicas relacionadas, podemos ver-nos como uma consciência multidimensional no processo de evolução junto com outros seres. Com esta realização, nos tornamos mais conectados de maneira cósmica aos nossos semelhantes e a prioridade torna-se o bem-estar e o desenvolvimento dos indivíduos, das comunidades e da família humana como um todo: conhecimento humano, habilidades, inteligências, ética, maturidade , carácter, cooperação e saúde integral. O bem-estar e o desenvolvimento através da cooperação ocupam o primeiro lugar, em vez de uma acumulação competitiva ou crescimento da riqueza material. É revelada uma grande falácia pseudocientífica dos sistemas contemporâneos: procuramos gerenciar a civilização com base em medidas como o PIB e as taxas de juros, enquanto o que mais importa – como o amor, a felicidade, o crescimento pessoal, a serenidade, o espanto – não pode ser medido em dólares e unidades similares.

Até recentemente, o futuro costumava ser um conceito optimista, mas a maioria das pessoas agora vive com ansiedade em relação ao futuro. Vivemos em um mundo com mudanças tecnológicas aceleradas e seu associado aumento do desemprego, cenários geopolíticos incertos, crises financeiras periódicas e mais frequentes e poderosos desastres ecológicos. Não é que necessitemos necessariamente de soluções técnicas, mas nos sentimos preocupados com a ineficácia generalizada dos nossos chamados líderes para atender às nossas necessidades críticas e fundamentais.

Há uma consciência crescente de que os desafios que enfrentamos como cidadãos e como espécie não serão resolvidos por uma dada personalidade ou partido político. Nós enfrentamos problemas estruturais que não só podem ser abordados pela mudança de sistema que vem de mudanças de paradigmas profundas. Lincoln é muitas vezes creditado com o ditado de que “a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”, e o premiado com o prémio Nobel Dennis Gabor disse que “o futuro não pode ser previsto, mas os futuros podem ser inventados”. Os nossos líderes serão encontrados nos nossos espelhos e sentados nos nossos sofás.

À medida que mais indivíduos modificam proativamente sua própria visão de mundo e fazem mudanças saudáveis no seu núcleo, quantos mais promovem a mudança através de suas acções e colaborações, mais “puxam” o zeitgeist – e nos vamos aproximando de um ponto de inflexão para mudanças regionais e globais.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -