Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Ceifeiras, Silva Porto

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“Ceifeiras”, 1893, por Silva Porto, representante do Naturalismo em Portugal.

O POVO NA ARTE

Trabalho do Realismo português de grande minúcia das formas. Há uma natureza de carácter social que se adivinha pelas dificuldades do labor representado. Está no aspecto árido da planície e no baixar de uma das mulheres, o peso secular de uma vida injusta de grandes dificuldades.

Silva Porto 1850-1893

António Carvalho de Silva Porto nasceu no Porto em 11 de Novembro de 1850. Em 1865, iniciou os seus estudos na Academia Portuense de Belas Artes.

Em 1873, partiu para Paris, onde frequentou a Escola Nacional e Especial de Belas Artes. Regressou a Portugal em 1879, e foi convidado para ensinar na Academia de Lisboa como mestre de Paisagem.

A sua pintura é sobretudo inspirada na própria Natureza, cheia de luz e cor. É considerado um dos fundadores do naturalismo em Portugal.

Fez parte do chamado Grupo do Leão, juntamente com António Ramalho, João Vaz, José Malhoa, Cesário Verde, Columbano e Rafael Bordalo Pinheiro.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -