Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 26, 2024

Festival leva música e cinema a Amarante

São mais de 33 concertos, filmes e encontros, onde constam Pat Metheny (guitarrista vencedor de 20 Grammys) e Ron Carter (um dos contrabaixistas mais respeitados da história universal da música), Tom Zé ou Vieux Farka Touré. Um cartaz de luxo, a primeira edição do festival brasileiro MIMO, em terras lusas.

Vão estar ainda presentes, Egberto Gismonti, DJ Marcelinho da Lua, Mário Laginha e Pedro Burmester, Custódio Castelo, Orquestra do Norte dirigida pelo Maestro António Victorino d’Almeida, entre outros.

O brasileiro Hamilton de Holanda (mestre do bandolin em 10 cordas) apresentará o Baile do Almeidinha, com os convidados Miguel Araújo, Silvia Perez Cruz e Mário Lúcio Sousa.

Da música ao cinema, passando pela poesia, workshops e fóruns de ideias, o MIMO Festival promete, de facto, uma programação ecléctica e apelativa.

Na área do cinema, o Mimo vai exibir, no Cinema Teixeira de Pascoaes, uma mostra especial de homenagem aos 80 anos do artista brasileiro Tom Zé, os melhores filmes dos últimos anos apresentados no MIMO Brasil e uma selecção de produções inéditas dedicadas a Portugal e a França.

mimo_festival

As obras portuguesas em destaque no festival são: “Lovers & Lollypops”, realizada pelo Centro de Inovação da RTP Porto; “Pataca Discos”, realizada por António Sabino, Pedro Gonçalves e Igor Martins; “Amadeo de Souza Cardoso: O Último Segredo da Arte Moderna”, uma co-produção entre Portugal e França, realizada por Cristophe Fonseca; “Porque Não Sou O Giacometti do Século XXI”, de Tiago Pereira.

A cidade de Amarante representa assim a primeira internacionalização de um dos principais festivais culturais no Brasil.

Os eventos do MIMO festival, vão acontecer nas igrejas de São Gonçalo e São Pedro, Museu Amadeo de Souza-Cardoso, Parque Ribeirinho junto ao rio Tâmega, Centro Cultural (antiga cadeia), Casa da Portela e Sala Teixeira Pascoaes.

O MIMO Festival em Portugal é promovido pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM) e Câmara Municipal de Amarante.

Todos os ingressos são gratuitos.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

Carmen Mayrink Veiga

- Publicidade -