Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 26, 2024

500 mortos em acidentes de trabalho nos últimos quatro anos

Em 2017 morreram em Portugal 113 pessoas e 315 ficaram feridas com gravidade em acidentes de trabalho, de acordo com dados registados pela Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT). Só nos últimos quatro anos (entre 2014 e 2017), a ACT registou mais de 500 vítimas mortais e 1 304 feridos graves.Os dados que se referem apenas aos acidentes de trabalho objecto de acção inspectiva no âmbito da actuação da ACT, dão conta de 113 vítimas mortais registadas no último ano, menos 25 do que em igual período de 2016, e 315 feridos graves, mais 51 do que em 2016. Janeiro foi o mês em que morreram mais trabalhadores (16), seguido de Abril (14) e dos meses de Março (13) e Junho (11).

Por distrito, o maior número de mortos aconteceu em Lisboa, seguido do Porto, Braga, Viseu, Aveiro e Faro. A maior parte das vítimas mortais era do sexo masculino (103) e de nacionalidade portuguesa (104).

De acordo com os dados da ACT, a maior parte das empresas onde se registaram acidentes de trabalho mortais foram microempresas (1-9 trabalhadores), sendo que mais de quarenta das vítimas tinham contrato de trabalho sem termo. O sector de actividade mais atingido foi o da construção, com 36 vítimas mortais, seguido pelas indústrias transformadoras (23).

No que diz respeito aos feridos graves, o sector de actividade mais afectado foi o da indústria transformadora (104), seguido da construção (91).

A ACT define como acidente de trabalho aquele que ocorre no local e no tempo de trabalho e produza direccta ou indiretamente lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte redução na capacidade de trabalho ou a morte.

São também considerados acidentes de trabalho os acidentes de viagem, de transporte ou de circulação, nos quais os trabalhadores ficam lesionados e que ocorrem por causa ou no decurso do trabalho, ou seja, quando exercem uma actividade ou realizam tarefas para o empregador.

Tipo de acidente

Mensal

Dia da semana

 

Restantes gráfico de Acidentes de Trabalho Mortais

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -