Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 26, 2024

“Embarcação do Inferno” em Évora até 30 de Outubro

Espectáculo "Embarcação do Inferno" em Évora até 30 de Outubro

Este ano comemoram-se os 500 anos da primeira apresentação do “Auto de Moralidade da Embarcação do Inferno”, também conhecido como “Auto da Barca do Inferno”. Para marcar esta data, os dois grupos decidiram montar este texto emblemático vicentino. A Escola da Noite e o Cendev, ao levarem a cena este espectáculo, assumem a sua vontade de celebrar com o público este momento fundador do Teatro português.

Gil Vicente não é “apenas” o nosso maior dramaturgo, ele é uma das figuras cimeiras da nossa literatura e da nossa cultura, pese embora o insistente esquecimento a que tem sido votado. À falta de datas precisas de nascimento e morte, é a sua obra que pode e deve ser comemorada, em particular o “Auto da Barca do Inferno”, obra maior da Idade Média europeia.

Embarcação do Inferno

As duas companhias convidam os espectadores a voltarem a olhar para a peça e a confrontarem-se com tudo o que ela continua a ter para nos oferecer, cinco séculos depois. Ou seja, o espectáulo “Embarcação do Inferno” trabalhou o texto original de Gil Vicente, mas com uma abordagem cénica contemporânea.

José Augusto Cardoso Bernardes, consultor científico do projecto, salienta:

“pela mão qualificada, segura e inventiva da Escola da Noite e do Centro Dramático de Évora, ficamos em condições de problematizar temas de sempre: Morte e Vida, Mal e Bem, Ter e Poder. E, para tal, nem sequer precisamos de sair completamente do século XXI. Com os pés assentes no nosso tempo, bastará alongar o ouvido e apurar a visão para escutar a sensibilidade e a moral de um outro tempo que, afinal, não está ainda tão afastado de nós como pode parecer.”

Informação útil

Foto do ensaio: "Embarcação do Inferno" em ÉvoraO espectáculo é co-encenado pelos directores artísticos das duas companhias – António Augusto Barros e José Russo – e conta com um elenco misto das duas companhias.

Local e datas
Teatro Garcia de Resende, em Évora
Até 30 de Outubro
De quarta a sábado às 21h30
Domingos às 16h00

Grupo escolares
Há sessões especiais para grupos escolares, mediante marcação prévia, às quartas, quintas e sextas-feira

Contactos e reservas
Página do Blog “A Escola da Noite”
239 718 238 / 966 302 488 / [email protected]

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -