Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 26, 2024

Acidente nuclear na Rússia ameaça Europa

Segundo informação do IRSN (Institut de Radioprotection et de Sûreté Nucléaire) de França, deverá ter ocorrido no final de Setembro na Rússia, ou  no Cazaquistão, uma fuga maciça de Ruthenium 106. Vestígios dessa fuga foram detectados em França durante a primeira metade de Outubro.Desta vez, ninguém nos fará acreditar que a fuga parou nas fronteiras. Trinta e um anos após o acidente fatal de Chernobyl, uma nova nuvem radioactiva atingiu a Europa durante a primeira metade de Outubro. As concentrações de radionuclídeos, felizmente, não tinham nada a ver com as registadas após o gigantesco desastre ucraniano.

De acordo com o IRSN, o Instituto de Protecção contra Radiação e Segurança Nuclear, nenhum perigo existiu para a saúde humana. Os traços já desapareceram. Foram medidos entre 27 de Setembro e 13 de Outubro em várias estações de detecção no sudeste da França, La Seyne-sur-Mer, Nice e Ajaccio. Outras redes europeias de vigilância fizeram a mesma observação nas mesmas datas.

Resíduos radioactivos detectados em França no início de Outubro

“Para a zona de fuga mais plausível, a quantidade de Ruthenium 106 libertada estimada pelas simulações do IRSN é muito importante, entre 100 e 300 terabecquerels”, escrevem especialistas da IRSN em nota postada on-line. no site do Instituto.

Por causa das quantidades libertadas, as consequências de um acidente desta magnitude na França teriam requerido localmente a implementação de medidas de protecção das populações num raio da ordem de alguns quilómetros ao redor do local da fuga. No que diz respeito aos géneros alimentícios, o excesso dos níveis máximos permitidos (NMA) (1250 Bq / kg para o Ruthenium 106 e para os produtos que não o leite) seria observado em distâncias da ordem de algumas dezenas de quilómetros em torno do ponto de libertação”

Esta foto é fornecida pelo INRS, Instituto de Protecção contra Radiação e Segurança Nuclear, mostra um mapa do Ruthenium 106 na França e na Europa. Um acidente aparente numa instalação russa é suspeito de um aumento recente da radioactividade no ar em grande parte da Europa, de acordo com um relatório da agência de segurança nuclear da França. (INRS via AP)

Fonte: Sud Ouest

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -