Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

“Embarcação do Inferno” estreia em Coimbra

embarcacao-cartazCom a estreia em Coimbra marcada para a próxima quinta-feira, dia 10 de Novembro, “Embarcação do Inferno”, de Gil Vicente, tem encenação dos directores artísticos das duas companhias, A Escola da Noite do Teatro Cerca de São Bernardo (TCSB) e o Centro Dramático de Évora (Cendrev) para juntar em palco oito actores dos dois grupos (e alguns bonecos): Ana Meira, Jorge Baião, José Russo, Rosário Gonzaga e Rui Nuno (Cendrev) e Igor Lebreaud, Maria João Robalo e Miguel Magalhães (A Escola da Noite).

No ano em que se comemoram os 500 anos da primeira apresentação do “Auto de Moralidade da Embarcação do Inferno”, também conhecido como “Auto da Barca do Inferno”, A Escola da Noite e o Cendrev decidiram montar o mais conhecido texto vicentino, assumindo a vontade de celebrar com o público este momento fundador do Teatro português. O espectáculo é um convite ao público para que volte a olhar para a peça e a confrontar-se com tudo o que ela continua a ter para nos oferecer, cinco séculos depois.

No programa do espectáculo, José Augusto Cardoso Bernardes, consultor científico do projecto, afirma: “pela mão qualificada, segura e inventiva da Escola da Noite e do Centro Dramático de Évora, ficamos em condições de problematizar temas de sempre: Morte e Vida, Mal e Bem, Ter e Poder. E, para tal, nem sequer precisamos de sair completamente do século XXI. Com os pés assentes no nosso tempo, bastará alongar o ouvido e apurar a visão para escutar a sensibilidade e a moral de um outro tempo que, afinal, não está ainda tão afastado de nós como pode parecer.”

Como é marca habitual das duas companhias, o espectáculo apresenta o texto na íntegra e na versão original, com uma abordagem cénica contemporânea. Da equipa artística do espectáculo fazem ainda parte João Mendes Ribeiro e Luísa Bebiano (cenografia), Ana Rosa Assunção (figurinos e bonecos), António Rebocho (luz) e Luís Pedro Madeira (música).

A par da temporada para o público em geral, haverá sessões para escolas, uma oficina para professores e uma conferência na Biblioteca-Geral da Universidade de Coimbra, num programa que se estende até 4 de Dezembro.

Ainda esta semana, o TCSB será palco de mais uma sessão do Clube de Leitura Teatral e do terceiro momento do ciclo “Diabruras e outras artes para meninos que são uns anjos”, com a oficina de teatro dirigida por Maria João Robalo.

Espectáculos para escolas e programação associadada

Integrado num projecto de intervenção mais vasto (que continuará ao longo do próximo ano), o espectáculo é acompanhado de um conjunto de actividades paralelas, como exposições, conferências, mesas-redondas e oficinas. Durante a temporada em Coimbra estão previstas 11 sessões especiais para o público escolar (entre 16 de Novembro e 2 de Dezembro), uma oficina para professores sobre o teatro vicentino (24 a 26 de Novembro) e ainda a conferência “Gil Vicente no seu tempo e no nosso tempo”, por José Augusto Cardoso Bernardes, que terá lugar na Sala de São Pedro da Biblioteca-Geral da Universidade de Coimbra, a 17 de Novembro.

 

Embarcação do Inferno, de Gil Vicente
A Escola da Noite / Cendrev
10 de Novembro a 4 de Dezembro de 2016
Quinta a Sábado, 21h30 > Domingos, 16h00
M/12 > 60′ > 6 a 10 Euros
Sessões para escolas: 16/11 a 2/12, Quarta a Sexta-feira, 11h00 e 15h00

Teatro da Cerca de São Bernardo
3000-097 COIMBRA
telef. 239 718 238  |  telem. 966 302 488  |  [email protected]

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -