Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Abril 24, 2024

Feira de Dieppe, Camille Pissarro

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“Feira de Dieppe”, de Camille Pissarro. Foi pintor francês, um dos fundadores do Impressionismo.Se Monet é o comandante histórico da Revolução pictórica do Impressionismo, Pissarro é o seu ideólogo lá chegado, após ter deixado para trás a influência de Corot, que o levava, sim, aos jogos coloridos, vibrantes, percepcionando-se uma luz mais difusa, mas ainda não ganho para a visão impressionista.

Uma vez “lá”, foi o único pintor que participou em todas as Exposições, enquanto parte do grupo da nova ideia.

Emile Zola diria de si que era: o pintor da terra e dos trabalhadores da gleba, de pincelada segura, numa espécie de academismo proletário».

Jacob Camille Pissarro 1830-1903

Camile Pissarro nasceu em uma ilha do Caribe, em 10 de Julho de 1830. Os seus pais incentivaram-no a ser comerciante. Foi com este objectivo que o enviaram a Paris, aos 11 anos de idade, para estudar. Lá, morou em uma pensão em Passy, onde o dono Sr Savary o incentivou a desenhar sugerindo que desenhasse observando a natureza, ao ar livre.

Aos 17 anos voltou para a ilha, não tendo, no entretanto, abandonado o hábito de desenhar e a paixão pela pintura. Cerca de cinco anos depois, conheceu e tornou-se amigo do pintor dinamarquês Fritz Melbye. Amizade essa que mudou sua vida: Melbye tinha sido enviado a realizar uma expedição às Antilhas Dinamarquesas para estudar a fauna e a flora locais, e Pissarro decidiu acompanha-lo nesta missão na Venezuela ao longo de dois anos.

Cartas escritas pelo próprio pintor dão indícios de que havia uma forte preocupação financeira. Embora com alguma dificuldade material, as telas são fartas em contraste de luz e cores, com motivos alegres e pinceladas curtas, sem a preocupação com o contorno, em que a divisão das cores  é conseguida através das marcas de cores isoladas, ressaltando uma espécie de essência das imagens – maior característica das obras impressionistas.

Pissarro foi o único pintor a participar das oito exposições do grupo de impressionistas entre os anos de 1874 e 1886, e trabalhou até a véspera de sua morte em Paris 1903.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -