Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Abril 24, 2024

Lançamento do livro «Brasil 1964: Ecos do Golpe no Mundo»

Realiza-se esta quinta-feira, 30 de Novembro, às 18 horas, na Associação 25 de Abril, em Lisboa, a sessão de lançamento do livro «Brasil 1964: Ecos do Golpe no Mundo», da autoria dos investigadores Reto Mónico e Francisco das Neves Alves. A apresentação da obra estará a cargo de Luís Farinha e o Museu do Aljube também se associa ao evento que decorre na Rua da Misericórdia, nº 95.

Recorde-se que o Golpe de Estado no Brasil, em 1964, derrubou o governo de João Goulard e culminou numa ditadura militar que durou até 1985, quando Tancredo Neves foi eleito presidente, apesar de não ter chegado a tomar posse.

Os historiadores assinaram ainda em conjunto «O regicídio português nas páginas da imprensa rio-grandina» (2016) e «Desventuras de um Imperador sem Trono: a génese da República Brasileira no olhar da imprensa satírica europeia» (2015), ambos editados pelo Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa.

Francisco das Neves Alves nasceu a 20 de Dezembro de 1966 na cidade do Rio Grande do Sul, Brasil. Pós-doutorado pelo Instituto de Cultura e Estudos Sociais de Portugal, é professor, investigador, tendo publicado perto de uma centena de livros e mais de duzentos artigos académico-científicos.

Reto Monico nasceu em Tessino, Suíça italiana, em 1953. Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Genebra e é autor de «Olhares Suiços sobre o Portugal de Salazar». Foi ainda investigador integrado do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e escreveu em coautoria com Joaquim Vieira «Mataram o Rei!O Regicídio na Imprensa Internacional» (2007) e «Nas Bocas do Mundo – O 25 de Abril e o PREC na Imprensa Internacional» (2014).

 

O Museu do Aljube e a Associação 25 de Abril associam-se à sessão de lançamento do livro «Brasil 1964: Ecos do Golpe no Mundo», da autoria dos investigadores Reto Mónico e Francisco das Neves Alves

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -