Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Maratona de BTT solidária com bombeiros

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sobral de Monte Agraço organiza dia 26 de Março, a partir das 8h15, mais uma Maratona de BTT, acompanhada por um passeio pedestre.

Para além do cariz solidário da prova, já que a receita reverte para os bombeiros sobralenses, esta é também a primeira etapa da Taça Academia Joaquim Agostinho.

A competição de BTT, que vai na sua terceira edição, integra sete etapas, todas realizadas na região Oeste. É também uma homenagem ao malogrado ciclista Joaquim Agostinho, natural do concelho de Torres Vedras, que dá o seu nome a uma academia de ciclismo gerida pela União Desportiva do Oeste.

A prova de Domingo, dia 26 de Março, tem partida e chegada no quartel dos bombeiros do Sobral. Segundo a organização, tem como objectivo “ajudar entidades do concelho a obter melhores condições de resposta às necessidades da população e a edição deste ano reverte a favor da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários”.

O percurso de BTT tem as duas distâncias habituais de maratona (65km) e meia-maratona (35km). O percurso do passeio pedestre tem uma extensão de 12km à volta da vila de Sobral de Monte Agraço, que está localizada numa serra e por isso com uma paisagem envolvente que é escolhida frequentemente para caminhadas.

As inscrições para o BTT podem ser feitas presencialmente no quartel dos bombeiros no dia 25 de Março das 21h à meia-noite ou no dia 26 às 7h. A inscrição tem um custo de 11 euros sem almoço ou 16 euros com almoço.

O passeio pedestre tem um preço de inscrição de cinco euros ou 12 euros com almoço. Uma vez que o percurso não é de grau de dificuldade difícil, podem participar crianças até aos 13 anos, cujo valor da inscrição é de cinco euros, com ou sem almoço.

A próxima etapa da Taça Academia Joaquim Agostinho tem lugar a 9 de Abril, denominada Saloios BTT, na aldeia dos Arneiros, freguesia da Ventosa, Torres Vedras. A competição só termina em Outubro. Pelo meio realizam-se ainda a Maratona Joaquim Agostinho, na freguesia natal do antigo ciclista, a Silveira, a 7 de Maio. Em Junho há duas provas, uma no dia 4, no Maxial, também no concelho de Torres Vedras; e outra no dia 25, os Trilhos da Loubagueira, na Encarnação, concelho de Mafra.

A 17 de Setembro é a vez daquela que tem sido a maior de todas as etapas, com mais de 500 atletas inscritos, a ATV55, organizada pelo Académico de Torres Vedras.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -