Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

O mundo precisa da ciência e a ciência precisa das mulheres

Mensagem de Irina Bokova, directora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), celebrando o 11 de Fevereiro, Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.

Irina Bokova, pediu “mais esforços pela igualdade de género no meio científico” ao afirmar que “A humanidade não pode ignorar a metade de seu génio criativo”.

As mulheres continuam em minoria em instituições de pesquisa e em organismos da área da ciência.

“As meninas continuam a enfrentar estereótipos e restrições sociais e culturais, que limitam o seu acesso à educação e ao financiamento para pesquisas, impedindo-as de desenvolver carreiras científicas e de realizar todo o seu potencial”

Afirmou, ainda, que “a marginalização das mulheres ameaça o cumprimento da Agenda 2030 da ONU e do Acordo de Paris”. Ambos os compromissos “destacam os papéis-chave da igualdade de género e da ciência”.

Bokova lamentou que “meninas e mulheres são as que suportam os fardos mais pesados da pobreza e da desigualdade”. Para  a directora geral da UNESCO, “os progressos significativos para incluir as mulheres na produção científica só serão conquistados através do estímulo à sua capacidade de engenho e inovação”.

Lembrou ainda que a UNESCO lançou em 2016 o Manifesto pelas Mulheres na Ciência. O documento procura envolver governos e partes interessadas na promoção da participação plena feminina na ciência. “O mundo precisa da ciência, e a ciência precisa das mulheres”, concluiu a dirigente.

Fonte: ONU

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -