Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

O Meu Amigo Cerejo

José Mateus
José Mateus
Analista e conferencista de Geo-estratégia e Inteligência Económica

Somos amigos desde os nossos tempos na Faculté des Sciences Économiques, Sociales et Politiques da Universidade de Louvaina. Uma amizade que soube manter-se e ultrapassar “divergências políticas”, sempre que as houve, e outras diferenças de posicionamento. Está dito para a “declaração de interesses”.Esta amizade não é, contudo, chamada para o tema de hoje. O que aqui traz o Cerejo é outra coisa. É a alarve facilidade com que, soezmente, qualquer cretino atenta (até sem necessidade de recorrer às NTIC…) contra a reputação de um homem honrado, de grande seriedade e inteligência. De um homem de uma grande lisura de processos e de enorme domínio técnico das metodologias do seu trabalho.

Pouco depois de se ter reformado e, portanto, ter cessado o seu trabalho regular no “Público”, José António Cerejo (Jac, como há décadas lhe chamo) começou a ser alvo de uma miserável (em todos aspectos) campanha caluniosa.

O tema era o inefável “afinal, todo o homem tem um preço” e dizia, mais ou menos, isto: “O Santana Lopes deu uma avença ao Cerejo, comprou-o e ele calou-se com as suas investigações às “bernardas” da Santa Casa”.

Vejam a primeira página (e as quatro seguintes) do “Público” desta segunda-feira (23 de Abril). Mesmo reformado, o meu amigo Cerejo dá uma bela lição de jornalismo de investigação e mostra que não é qualquer Santana que pode pagar o seu preço de homem.

Abraço, Jac. Salut, l’artiste!

Exclusivo Tornado / IntelNomics

Receba regularmente a nossa newsletter

Contorne a censura subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -