Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Torreense festeja centenário

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

O Sport Clube União Torreense está a comemorar este ano o seu primeiro centenário com vasto programa de actividades.

Fundado a 1 de Maio de 1917, o clube de Torres Vedras está a preparar e efeméride há seis anos, através de uma comissão organizadora, e prepara um conjunto de iniciativas comemorativas para os próximos meses.

“O centenário do Torreense está a coincidir com uma época extraordinária da equipa sénior de futebol”, referiu Henrique Correia, o porta-voz da comissão organizadora. Referia-se à boa campanha futebolística da equipa principal esta época, onde chegou longe na Taça de Portugal (eliminou formações de escalões superiores, como o Nacional da Madeira, da Liga) e está a lutar pela subida à 2ª Liga.

Quanto ao programa, houve um primeiro momento, que foi a presença do Torreense no Monumento ao Carnaval, instalado no centro da cidade. Este mês de Março arrancam as festividades de uma forma mais efectiva. No dia 25, às 17 horas, é inaugurada uma exposição sobre o clube no museu do Espaço Juntar, que vai estar patente até 31 de Maio.

No mesmo local e ao mesmo tempo é lançado o álbum de fotografias “100 anos 100 fotos”, dedicado ao futebol sénior.

No dia 8 de Abril realiza-se a prova de atletismo “Corrida dos 100 Anos do Torreense”, a partir das 17 horas. José Manuel Francisco, responsável pela organização desta competição, explicou que até aos juvenis haverá provas no estádio. A prova de honra tem uma extensão de 10km. Começa na Expotorres e termina no estádio, com passagem pelos Cucos. José Manuel Francisco destacou que se esperam atletas nacionais de topo, nomeadamente do Sporting e do Benfica, numa modalidade que já existe no Torreense há 26 anos e tem produzido muitos campeões. Actualmente, por exemplo, o Torreense tem dois atletas campeões nacionais.

O dia 1 de Maio é o do aniversário da agremiação. Depois da celebração da missa e romagem ao cemitério, tem lugar a sessão solene, às 15 horas, nos Paços do Concelho. A ocasião é aproveitada para lançar o livro dos 100 anos do Torreense, da autoria do escritor torriense António Manuel de Moraes, com a história do clube ao longo de um século, enquadrada por inúmeras fotos.

No dia 6 de Maio é a vez do ciclismo também participar no aniversário do Torreense, uma vez que se trata de uma modalidade que também faz parte do seu historial. José Manuel Francisco explicou que a cidade de Torres Vedras acolhe nesse dia a segunda prova da Taça de Portugal da zona B de cadetes masculinos, numa extensão de 62km, com partida simbólica no estádio e partida real na Rua Villeneuve d’Ornon. Realiza-se também a terceira prova da Taça de Portugal de cadetes, juniores, veteranos e elites femininos, em circuito, com chegada prevista para as 16 horas.

No dia 25 de Maio, às 20h30, disputa-se um jogo de futebol entre o Torreense e o Belenenses. No dia 20 do mesmo mês tem lugar a gala do centenário, no Pavilhão Multiusos, com jantar e espectáculo, onde participam artistas torrienses. Está confirmada, para já, a actuação de Ricardo Branco, da banda Albaluna e do cantor Rui Drummond.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -