Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Torres Vedras e Alenquer vão ser “Cidade Europeia do Vinho” em 2018

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

A candidatura de Torres Vedras e Alenquer foi a escolhida para “Cidade Europeia do Vinho 2018”, entre seis candidatas, numa iniciativa da Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN). A decisão sido anunciada no dia 30 de Novembro, em Bruxelas.Quinze dias depois o edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras acolheu uma cerimónia de agradecimento aos parceiros que colaboraram na candidatura. O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, destacou o elevado nível técnico da proposta portuguesa. Deu conta também da sua expectativa no sentido da mesma poder contribuir para o aumento da venda de vinhos destes concelhos no mercado nacional e internacional, bem como para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas na produção dos mesmos.

O presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Pedro Folgado, recordou a milenar tradição vitivinícola dos concelhos da região Oeste e referiu o exercício de articulação institucional que representa a iniciativa Cidade Europeia do Vinho 2018.

O presidente da RECEVIN, José Calixto, referiu que iniciativas semelhantes à que Torres Vedras e Alenquer estão a levar a cabo já foram no passado alavancas decisivas para se atingir no futuro os objectivos delineados.

Cidade Europeia do Vinho

O secretário de Estado da Agricultura e da Alimentação também esteve presente na sessão. Realçou a importância de se ultrapassar os bairrismos, sendo que o sucesso da candidatura de Torres Vedras e Alenquer a Cidade Europeia do Vinho representa bem esse facto, além de demonstrar que o trabalho gera resultados positivos quando é bem feito. Luís Vieira referiu também que o sector nacional do vinho está em crescimento, tendo a esse propósito enaltecido a inovação que tem conhecido, fruto do trabalho dos enólogos. Acrescentou ainda que o mesmo tem de se afirmar não só pela sua qualidade, mas também pela diferença.

Fotografia: Câmara Municipal de Torres Vedras

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -