Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

O Festival que vai ao encontro de Nós, de Todos e de Todas

“Um mundo de mundos, impedindo muros” é o lema do Festival “TODOS – Caminhada de Culturas”, que vai deambular pela Colina de Santana, em Lisboa, entre os dias 8 e 10 de Setembro. Um Festival que quer recusar declinar o deles, o outro, aquele.

Através da experiência artística, o evento procura outros valores, outras referências e harmonias. A programação de 2017 privilegia “o encontro e a convivialidade – em festa” onde estarão presentes as Áfricas com Marrocos, Cabo Verde, Moçambique, Guiné e Angola. Também o Groupe Acrobatique de Tanger, ou a Orquestra Todos e a sua convidada Aline Frazão, entre muitos outros como Biru, Marlene Monteiro de Freitas, Rui Catalão e Luís Leonardo Mucauro, Klemente Tsamba e Margarida Cardeal.

E estarão ainda representados os refugiados da Síria, Irão e de vários países africanos, que são parte do projeto Passajar, uma criação de quatro artistas no Palacete Gomes Freire. Na colina Santana, a Rua Luciano Cordeiro recebe o projeto Rifar o Meu Coração, de Mónica Calle, e o resto poderá descobrir no local.

TODOS – Caminhada de Culturas

O evento apresenta um vasto programa intercultural e multidisciplinar, cruzadas de gastronomia, teatro, música, dança, fotografia, graffiti. Visitas guiadas podem ser uma boa solução para quem quer descobrir novos trilhos, mas sempre com o jardim do Campo Santana como espaço anfitrião, e que quer ser ponto de chegada e de partida.

E assim, entre encontros e partilha, se alcança espaços de História e de Conhecimento. Momentos de diálogo. Na ciência, na arte, na cultura, na vida quotidiana das pessoas, no virar de uma esquina, na festa também. Combatento sempre o medo, “o principal inimigo da Liberdade”, que deste modo estimula “a igualdade de perspectivas”.

Uma vez mais, apelamos ao encontro de todas e de todos os que, recusando-se a seguir o facilitismo da imposição de muros físicos e emocionais, se reúnem de várias formas, para viverem o maravilhoso verbo acolher!“ Escrevem os promotores da iniciativa.

Para a organização, “o mundo está cada vez mais próximo e todos nós cada vez mais isolados e perplexos, suspensos de interrogações. Nós e o outro. Todos nós e todos os outros. Quem fica e quem vai”.

Habitantes, imigrantes, migrantes, refugiados, fazem cada vez mais parte da equação da vida de cada um de nós, da nossa rua, do nosso bairro. Por isso, mais do que nunca, é importante destruir muros e preconceitos e avançar na direcção dos outros”  Acrescenta.

Criado em 2009, o TODOS – Caminhada de Culturas, iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa / GLEM – Gabinete Lisboa Encruzilhada de Mundos tem afirmado Lisboa como uma cidade empenhada no diálogo entre culturas, entre religiões e entre pessoas de diversas origens e gerações. Enfim, para a organização, o TODOS, poderá viver a sua última edição na Colina de Santana. O bairro está suspenso em relação ao seu futuro. Todos podemos mudar o rumo.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -