Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 26, 2024

Época balnear em Torres Vedras terminou com metade das ocorrências

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

epoca-balnear

Na sessão de encerramento, onde foi realizado o balanço do projecto Praia Segura, foi sublinhada precisamente a redução das ocorrências. Em 2015 houve 68 e em 2016 passou para 30 e todas elas sem consequências muito graves. O projecto Praia Segura, criado em 2009, consiste no patrulhamento do litoral do concelho, especialmente nas praias não concessionadas, por um nadador salvador e um elemento da Autoridade Marítima Nacional numa viatura equipada para a prestação do serviço de prevenção e assistência a banhistas.

As intervenções realizadas no âmbito do Praia Segura estiveram relacionadas com primeiros socorros (57 por cento), acidentes aquáticos e socorro a náufragos (20 por cento) e salvamento ou recolha de animais (17 por cento). A viatura esteve 93 dias no terreno, durante 930 horas, e percorreu 9.596 quilómetros (média diária de 103 quilómetros).

Na sessão de encerramento da época balnear foi entregue o Prémio Cidadania. Consiste em distinguir uma acção ou um comportamento que se traduza numa atitude de cidadania relevante no sentido de prevenção e socorro dirigidos aos utilizadores das praias do concelho. Este ano o prémio, no valor de 300 euros, foi para João Roque, que no dia 19 de Julho, na praia do Centro, auxiliou os nadadores salvadores no salvamento e prestação de primeiros socorros a um banhista que teve uma convulsão na água.

Na mesma sessão foram entregues diplomas aos nadadores salvadores que estiveram em funções no concelho durante a época balnear, bem como aos elementos da Autoridade Marítima Nacional que integraram o projecto Praia Segura.

Na ocasião o comandante Serrano Augusto, da Capitania do Porto de Peniche, elogiou a autarquia a os concessionários pelo sucesso da época balnear, sublinhando a redução para 30 ocorrências. Desafiou ainda os responsáveis a preparar já a próxima temporada, porque o mais importante é a prevenção e um bom planeamento.

Para o presidente da Câmara Municipal o balanço é positivo. “Enquanto responsável pela protecção civil e pela área do ambiente e gestão das nossas praias, estou feliz porque aumentou a procura do nosso território a nível de visitantes nacionais e estrangeiros, onde a segurança tem de estar na primeira linha das nossas preocupações”, disse Carlos Bernardes.

O edil acrescentou que “terminámos esta época balnear com um modelo que temos vindo a consolidar, a par de outras acções que durante todo ano, nomeadamente a limpeza das praias e dos acessos, com as equipas que temos em permanência em todo o território entre Porto Novo e Assenta”.

Carlos Bernardes revelou que pretende tornar os 20 quilómetros de costa do concelho torriense num local para frequentar durante todo o ano. “Para mim é uma das prioridades”, disse o presidente da Câmara, que tem como objectivo formar parcerias com concessionários das praias e operadores de restauração, no sentido de continuar o mesmo trabalho após a época balnear, “para que haja cada vez mais o hábito das pessoas poderem vir até ao nosso litoral, não só pela paisagem mas também pelos momentos de animação e gastronomia”.

O autarca destacou também que “este é um território certificado pela Bandeira Azul da Europa, no âmbito da Quality Coast pela Comissão Europeia e é certificado pela Quercus no âmbito das bandeiras de ouro. É um território que tem 12 praias acessíveis a todos e este ano temos um valor acrescentado, no que diz respeito a que cada vez mais seja um território inclusivo, com bandeiras que desenvolvemos para pessoas que têm daltonismo. No próximo ano iremos ter um conjunto de novidades no sentido de podermos dar o nosso contributo para termos cada vez mais meios ao nosso dispor”.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -