Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Abril 27, 2024

Nova espécie de animal fóssil descoberta em Portugal

trilobite2Foi descoberta uma nova espécie de animal fóssil com 455 milhões de anos em Portugal. Trata-se de uma trilobite, uma classe extinta de artrópodes marinhos, cuja existência era desconhecida, até agora, em Portugal e no Mundo.

Esta nova espécie em fóssil, que foi identificada durante os trabalhos de doutoramento de Sofia Pereira, aluna da Universidade de Lisboa, tem pouco mais de um centímetro e foi encontrada em rochas da formação Cabeço do Peão, no concelho de Mação, em Santarém.

“Este fóssil foi encontrado pelo paleontólogo não profissional Pierre-Marie Guy, que contactou a equipa do Centro de Geociências para a sua identificação. Depois de observado concluiu-se tratar de uma espécie nova de trilobite, um animal já extinto que existiu muito antes dos primeiros dinossauros”, explica Artur Sá, docente e investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Em homenagem ao descobridor, esta trilobite foi apelidada de Radnoria guy e foi doada, pelo próprio, ao Museu de Geologia Fernando Real da UTAD.

Até agora, este é o registo mais antigo de uma trilobite pelo que esta é uma descoberta histórica que “muda toda a perspectiva e conhecimento de um género cuja origem ocorreu num território que, 450 milhões de anos depois, viria a ser Portugal”, afirma Sofia Pereira.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -