Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Réplicas de dinossauros invadem ruas da vila da Lourinhã

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

Quem passear pela vila da Lourinhã pode encontrar um Tyranossaurus Rex, com mais de 13 metros de comprimento, em frente à Câmara Municipal. Ou um Allosaurus Jungtie a saudar todos aqueles que passam no posto de turismo.

O lote é ainda integrado por um Styracossaurus, colocado em frente à União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia e um Deinonychus exposto dentro do Museu da Lourinhã. Em frente aos antigos Paços do Município há um Iguanodon Jungtie e junto ao Convento de Santo António um Stegosaurus. O conjunto fica completo com  um gracioso Dilophosauros de seis metros de altura e 10 de comprimento, colocado em cima do pórtico do Mercado Municipal.

Os novos “habitantes” foram recebidos  pelos representantes das três entidades parceiras do Parque dos Dinossauros da Lourinhã (PDL): o Município da Lourinhã (detentor dos terrenos), o Parque de Dinossauros da Lourinhã, Lda. (promotor do empreendimento) e o GEAL – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã (detentor do espólio e conhecimento científico).

Lourinhã: Dinossauros Saem à Rua

Para os visitantes, esta é a primeira oportunidade conhecerem de perto todas estas espécies jurássicas, que no último semestre do ano vão ser transportados para a sua morada definitiva, o PDL.

Esta exposição ao vivo na Lourinhã enquadra-se no âmbito do lançamento do evento Dinossauros Saem à Rua, uma iniciativa que decorre entre os dias 11 a 13 de Agosto, com inúmeras acções destinadas a toda a família, como workshops de paleontologia, exposições e apresentações científicas.

Com abertura prevista para o início de 2018, o PDL vai combinar a vertente museológica com uma forte componente ao ar livre. À entrada, o visitante vai encontrar uma área de restauração e a loja do museu, bem como um laboratório onde pode observar a preparação dos fósseis, que depois vão ficar expostos no espaço museológico, o ponto central de todo o equipamento. Cá fora, na zona florestada, vão estar distribuídas 120 réplicas, cientificamente comprovadas e construídas à escala real.

Foto: DR

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -