Ideias

A voz de Deus segundo Google

Tenho reflectido, talvez demasiado, sobre um método de análise que permita perceber o que os outros pensam, as suas preocupações, o que os encanta; enfim... Para onde corre o ser humano?

A voz de Deus segundo Google
O que diz o povo? Faz sentido ouvi-lo nas praças, nos autocarros,… Assim me delicio há anos pensando tornar-me mais próximo daqueles que  como eu fazem a humanidade. Uns vão para a direita, outros para mais ao lado, outros ficam no Arieiro, outros na Montevideu,  e por aí vão… E eu com eles.

Vox populi: a voz do povo é a voz de deus

Mas, um dia ouvi dizer   “a voz do povo é a voz de deus” e voltei à “casa da partida”. Pensei, pensei, concluindo que, pela lógica humana, o povo abandonou deus porque a voz do povo é agora representada pela Google. Como assim ?

Todos os anos a Google faz um ranking em pesquisas. E, desse modo, nos vamos conhecendo. As  tendências do que aí vem, as surpresas e as confirmações. Assim poderemos conhecer o humanidade, ou a falta dela.

A incerteza da Europa, a insegurança do mundo, a fome, o desespero, a guerra, o desamor, a depressão, os atentados, a desigualdade, a  injustiça, o orgulho de ser gente. Estes serão temas de maior interesse e preocupação, pensei eu.

A vox do povo é a voz do Google…

A minha primeira inquietação foi ver o que ocorria em Portugal, isto no link “by region”. A palavra mais pesquisada em 2016 no Google, pelos portugueses, foi:  Adidas Superstar [1]. Sim, leu bem…  Juguei que estava a procurar no local errado, mas não.

Mais desanimado fiquei quando constatei que globalmente  as palavras mais gogladas  em 2016 foram Pokemon Go, iPhone 7 e Donald Trump…  Se pesquisarmos por interesse máximo (“by max searche interest”) [2] Trump está em primeiro lugar. Um disparate concluí. Afinal, este ranking que interesse pode ter?

Quando já estava de saída tive uma surpresa.  Portugal foi a 13ª palavra mais procurada. À nossa frente só esteve a França e a cidade de Orlando, esta pelas piores razões. Isto faz de nós a terceira terra mais procurada durante 2016 neste motor de busca[3]. E isso é um dado interessantíssimo.

Na categoria de ideias a palavra mais procurada globalmente foi Ramadão. Este é o mês do jejum ritual dos muçulmanos. Um dos 5 pilares do Islão. Para aqueles que defendem que a religião islâmica se está a instalar pacificamente no mundo este indicador  poderá ser representativo de algo.

Cristiano Ronaldo e Melania Trump suscitaram maior interesse que Fidel Castro e este mais que Madre Teresa. Ainda assim, Bud Spencer foi mais pesquisado que Pablo Escobar. E, este mais que Bob Dilan.

Assim vai o mundo. E, com ele o ser humano…

[1]  Year in Search 2016  “by region”

[2] Year in Search 2016  “by max searche interest”

[3] Fiquei na dúvida se Medal, não se referirá a uma cidade espanhola na Andalusia, Medalla. No ranking está referenciada como “thing”

Nota do Director

As opiniões expressas nos artigos de Opinião apenas vinculam os respectivos autores.

Paulo Vieira de Castro

Paulo Vieira de Castro

Autor na área do bem-estar nos negócios, práticas educativas e terapêuticas. Diretor do departamento de bem-estar nas organizações do I-ACT - Institute of Applied Consciousness Technologies (USA).

Subscreva a nossa newsletter.

Pub